EQST

O Que O Revalida?

O que é o Revalida?

O Revalida subsidia o processo de revalidação dos diplomas de médicos que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil. O exame é direcionado tanto aos estrangeiros formados em medicina fora do Brasil quanto aos brasileiros que se graduaram em outro país e querem exercer a profissão em sua terra natal.

Como funciona o Revalida para médicos?

O processo avaliativo consta de duas etapas. A primeira é uma prova teórica, com questões discursivas e objetivas. A segunda parte do Revalida é uma avaliação clínica, que tem por objetivo testar as capacidades e habilidades práticas do candidato na atividade médica.

Onde revalidar diploma de mestrado?

A revalidação dos diplomas de graduação é feita sempre por universidades públicas. Já o reconhecimento dos diplomas de mestrado ou doutorado stricto sensu pode ser feito pelas universidades públicas e também pelas particulares.

Como validar o diploma estrangeiro no Brasil?

Para conseguir validar seu diploma no Exterior no Brasil você precisa de, no mínimo, seu diploma com uma tradução juramentada. No mínimo, porque algumas instituições pedem que o histórico escolar também seja traduzido para o português com tradução juramentada.

Quem precisa fazer o Revalida?

Médicos brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, que obtiveram diploma de graduação em instituições estrangeiras reconhecidas no país de origem, podem se inscrever para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), do Ministério da Educação.

Como saber se o mestrado no exterior é válido no Brasil?

Para que tenham validade no Brasil, todos os diplomas de graduação e de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) obtidos no exterior deverão ser revalidados ou reconhecidos por uma instituição de ensino superior brasileira regularmente credenciadas e que possua curso na mesma área de conhecimento.

Em que países o diploma brasileiro é aceito?

Para que seu diploma brasileiro seja válido em países do Mercosul, como Uruguai, Chile, Argentina e Paraguai, é necessário que o curso realizado seja reconhecido pelo Sistema de Credenciamento Regional de Cursos de Graduação e Estados Partes do Mercosul e Estados Associados (ARCU-SUR).

O que é revalidar o diploma?

A revalidação, realizada por instituição brasileira, é a declaração de equivalência, dos diplomas de cursos de graduação expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior, aos que são concedidos no País, tornando-os hábeis para os fins previstos em Lei.

Quem faz Revalida?

O Revalida é uma prova que serve para validar o diploma de medicina conseguido fora do Brasil. O responsável pelo exame é o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Qualquer brasileiro ou estrangeiro pode fazer a prova, desde que esteja em situação legal no Brasil.

Qual país não precisa de Revalida?

O Canadá, assim como o Brasil, exige que o profissional tenha autorização para atuar no país de onde veio, mas não pede a validação do diploma.

Como validar diploma de mestrado no exterior?

Os documentos mais comuns são:
  1. requerimento dirigido ao Reitor;
  2. diploma estrangeiro a ser reconhecido;
  3. tradução juramentada do diploma quando for o caso;
  4. histórico acadêmico do curso;
  5. tradução juramentada do histórico quando for o caso;
  6. ementário com conteúdo programático estudado;
Mais itens...•1 de mai. de 2018

Como validar diploma de técnico nos EUA?

Assim como ocorre no Brasil em relação ao exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por exemplo, nos Estados Unidos é necessário que todas as profissões haja uma “acreditação” do profissional por parte de uma entidade reguladora. O candidato deve realizar pelo menos uma prova, pagar por ela e pelas taxas.

Quanto tempo leva para revalidar um diploma?

O prazo para a universidade se manifestar sobre o requerimento de revalidação de diplomas de graduação por tramitação regular é de até 180 dias e por tramitação simplificada é de até 60 dias, a contar da data de entrega da documentação necessária.