Resposta. Expressão algébrica, de forma intuitiva, pode ser descrita como a reunião de letras e números, ligados através dos símbolos das seis operações algébricas:1 soma, subtração,multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.
Uma equação algébrica linear é fácil e simples de fazer, contendo apenas duas constantes e variáveis de primeiro grau (sem expoentes). Para resolvê-la, simplesmente use multiplicação, divisão, adição e subtração quando necessário, para isolar a variável, e resolva para x. Aqui está como fazê-lo: 4x + 16 = 25 - 3x =
As letras que aparecem em uma expressão algébrica são chamadas de variáveis e representam um valor desconhecido. Os números escritos na frente das letras são chamados de coeficientes e deverão ser multiplicados pelos valores atribuídos as letras.
Os chamados binômios são polinômios que possuem somente dois monômios (dois termos), separados por uma operação de soma ou subtração. Já os trinômios são polinômios que possuem três monômios (três termos), separados por operações de soma ou subtração.
Monômio, Binômio e Trinômio Quando a expressão possui um termo, ele é chamado de monômio. Já os que possuem dois monômios, ou seja, dois termos, são classificados como binômios. Importante destacar que eles são separados pelo sinal de positivo (soma) ou negativo (subtração).
Para o quadrado da soma, o trinômio segue a forma de a2 + 2ab + b2 e a fatoração o transformará em (a + b)2. Por exemplo, para fatorar x2 + 8x + 16, precisamos primeiro reconhecer se o primeiro e o último termos têm raízes e, caso tenham, quais são elas. A raiz de x2 é x e a de 16 é 4.
Trinômio do quadrado perfeito é o 3º caso de fatoração de expressão algébrica. Ele só pode ser utilizado quando a expressão algébrica for um trinômio (polinômio com três monômios) e esse trinômio formar um quadrado perfeito.