Para o carbono existem três tipos de hibridização, que são: sp3, sp2 e sp. Como cada hidrogênio possui um orbital do tipo s incompleto, é necessário receber mais um elétron, ou seja, cada um realiza apenas uma ligação covalente com o carbono. Por isso o carbono precisa estar com quatro orbitais incompletos.
O carbono estabelece quatro ligações simples, uma com cada átomo de hidrogênio, logo temos quatro zonas de repulsão e a geometria molecular é tetraédrica, conforme figura abaixo: Representação esquemática da molécula de Metano, de geometria tetraédrica.
Questões de Concursos I-A geometria da molécula do dissulfeto de carbono é igual à geometria da molécula da água. II-O dissulfeto de carbono é um líquido totalmente solúvel em água, nas condições ambientes.
Geometria molecular é o formato que uma molécula assume no espaço em virtude do posicionamento de seus átomos em torno de um átomo central. ... Geometria linear, angular, trigonal plana, tetraédrica, bipiramidal, octaédrica são exemplos de geometrias moleculares.
Uma das formas mais simples de se determinar a geometria de uma molécula é com base na teoria de repulsão dos pares de elétrons da camada de valência (RPECV). Segundo essa teoria, os pares de elétrons do átomo central funcionam como nuvens eletrônicas que se repelem mutuamente.
Conceitos básicos de Geometria: Os conceitos de ponto, reta e plano n˜ao s˜ao definidos. Compreendemos estes conceitos a partir de um entendimento comum utilizado cotidianamente dentro e fora do ambiente escolar.
As noções primitivas da Geometria são o modo como compreendemos os elementos matemáticos que dão base para a construção dos conhecimentos geométricos. Esses elementos são ponto, reta, plano e espaço.