Entre as funções que podem ser atribuídas às proteínas, destacam-se seu papel no transporte de oxigênio (hemoglobina), na proteção do corpo contra organismos patogênicos (anticorpos), como catalizadora de reações químicas (enzimas), receptora de membrana, atuação na contração muscular (actina e miosina), além de serem ...
Uma ligação peptídica é uma ligação química que ocorre entre duas moléculas quando o grupo carboxilo de uma molécula reage com o grupo amina de outra molécula, libertando uma molécula de água (H2O). ... Esta ordenação planar rígida é o resultado da estabilização por ressonância da ligação peptídica.
→ Classificação dos aminoácidos Aminoácidos com cadeias laterais apolares; Aminoácidos com cadeias laterais polares; Aminoácidos ácidos (aminoácidos que possuem cadeias laterais com carga negativa devido à presença de grupos carboxila); Aminoácidos básicos (aminoácidos que possuem o grupo amino nas cadeias laterais).
Os aminoácidos são classificados em polares, não-polares e neutros, dependendo da natureza da cadeia lateral. ... As ligações entre aminoácidos denominam-se ligações peptídicas e estabelecem-se entre o grupo amina e o grupo carboxilo de dois aminoácidos diferentes, com a perda de uma molécula de água.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.