O conceito de administração pode ser definido como sendo o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos com a finalidade de alcançar os objetivos definidos para uma organização.
A administração por objetivos, ou APO, é um processo participativo de planejamento e avaliação por onde ocorre a descentralização das decisões e a definição de objetivos de forma conjunta para que a organização defina suas prioridades e consiga alcançar os resultados desejados.
Enquanto o Gestor está ligado às questões de ordem estrutural, o Administrador está ligado às questões operacionais. Quando falamos de Administrador, falamos de um profissional que está ligado a outras funções dentro dos processos da organização.
Um bom gestor é organizado, não deixa problemas se acumularem, sabe medir e controlar o seu tempo e elencar prioridades para trabalhar focado nelas e, para isso, sabe delegar responsabilidades e criar processos chave, pois assim tem maior controle do que está sendo feito e de quem cobrar resultado.
9 passos para melhorar o seu desempenho como gestor de pessoas
Papel administrativo do gestor escolar O gestor escolar também é responsável pela distribuição dos recursos da escola. Ele deve administrar a documentação institucional, os materiais pedagógicos e a estrutura física, o que inclui a manutenção de equipamentos, a organização de objetos e espaços do patrimônio escolar.
O gestor educacional é um profissional de grande relevância para uma instituição de ensino. Sua responsabilidade de liderança é essencial para garantir excelência na educação e incentivo à produtividade dos professores.
Dê aos funcionários liberdade criativa, mostre que você está aberto para receber novas ideias. Estude sua equipe, identifique os melhores talentos e apresente projetos desafiadores. Dessa forma você vai detectar possíveis novas lideranças, além de estimular a cooperação e o trabalho em equipe.