De acordo com estudos do professor Ghiraldelli (2004), a Educação Física brasileira, passou por cinco fases: a higienista, militarização, pedagogização, competitivista e a popular, que foram marcantes ao longo da sua formação e na busca da caracterização dos pressupostos teóricos que lhe servem de fundamento, mantém-se ...
Educação Física, inicialmente chamada de ginástica, foi implantada em nossas escolas no final do século XIX, revelando uma concepção higienista fundamentada nos conhecimentos da anatomia e fisiologia. ... A explicação do desenvolvimento do ser humano ficava restrita ainda aos processos fisiológicos e mecânicos.
Eram exercícios, em sua maioria, naturais e necessários para sua sobrevivência, mas também haviam práticas ligadas à cultura indígena como jogos de peteca, corrida e lutas – primeiras manifestações do que, mais tarde, se nomeou Educação Física.
A educação física permite uma maior sociabilização entre os indivíduos. O único aspecto negativo seriam as lesões que podem ser adquiridas. Porém, fazendo o exercício sob a supervisão de um profissional pode evitar esse tipo de problema, além de realizar um alongamento e aquecimento.
A educação física na escola na década de 80 passou a ter suas concepções mais voltadas a parte social, tendo a inclusão como base. ... Adotadas novas concepções pedagógicas a educação física aproxima-se das matérias da área da saúde e assim vincula-se de vez ao social.
O campo acadêmico da Educação Física iniciou na década de 80 do século XX um movimento denominado de “crise”. ... Na década de 90 a Educação Física escolar passou a ser concebida a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – 9394/96) como “componente curricular”, deixando de ser considerada uma “prática”.
Nos anos 70 a educaçao fisica foi marcada pela ditadura militar , ela nao era usada pra fins educativos mas sim como propaganda do governo, que estava voltado para os esportes de alto rendimento,o governo investiu forte no nacionalismo, na interaçao entre os estados e na segurança nacional.
Avançando na organização da educação no país, em 1826 o imperador determina por meio de uma lei a existência de quatro graus para instrução: Pedagogias, Liceus, Ginásios e Academias.
Todas as leis da Educação