EQST

Quais Podem Ser Intercambiveis?

Quais podem ser intercambiáveis?

Medicamentos considerados intercambiáveis são aqueles que apresentam junto a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) comprovada eficácia e segurança através de estudos de bioequivalência (BQV)¹/biodisponibilidade², bioisenção ou equivalência farmacêutica com o seu originador.

O que significa dois medicamentos serem comprovadamente intercambiáveis?

Dois medicamentos são intercambiáveis entre si se forem equivalentes terapêuticos de um medicamento de referência, comprovados, essencialmente, os mesmos efeitos de eficácia e segurança.

Quais das opções abaixo não se pode fazer intercambialidade de medicamentos?

As resoluções vigentes não preveem a possibilidade de intercambialidade entre os medicamentos similares ou entre um medicamento similar e um genérico e vice-versa, uma vez que tais medicamentos não passam por testes (estudos de equivalência farmacêutica, biodisponibilidade relativa/bioequivalência ou bioisenção ...

Quando a intercambialidade entre dois medicamentos é possível?

A legislação vigente prevê a intercambialidade de medicamentos da seguinte maneira: Entre medicamento genérico e seu respectivo medicamento de referência; e. Entre o medicamento similar e o seu respectivo medicamento de referência, descritos em listas disponíveis no Portal da Anvisa.

Como identificar se um medicamento é de referência genérico similar similar intercambiável ou medicamento de notificação simplificada?

Na embalagem dos genéricos há uma tarja amarela contendo a letra “G” e a inscrição “Medicamento Genérico”. Como esse tipo de medicamento não tem marca, o que o consumidor lê na embalagem é o princípio ativo do medicamento.

O que é intercambialidade e como funciona?

A intercambialidade de medicamentos permite ao farmacêutico substituir o medicamento de referência pelo seu medicamento genérico correspondente e vice-versa, e o medicamento de referência pelo seu medicamento similar intercambiável e vice-versa.