Otologia – Exames
O exame de audiometria é realizado por um fonoaudiólogo devidamente habilitado. Trata-se de um teste rápido, simples e indolor, no qual, o paciente é colocado dentro de uma cabine acústica livre de ruídos do ambiente. Existem dois tipos mais usuais de audiometria, sendo: tonal e vocal (Leia detalhes abaixo).
A audiometria é simples e indolor, contudo deve ser realizada por um fonoaudiólogo capacitado. Para a realização desse exame é necessário um audiômetro (aparelho que emite sons via fone de ouvido) e uma cabine acústica, a qual impede qualquer barulho externo que possa prejudicar o resultado do teste.
Há zumbido agudos e graves, semelhantes a barulhos como apito, chiado, cachoeira, panela de pressão, motor e grilo. O incômodo é comum depois que um indivíduo frequenta ambientes ruidosos, como festas e shows, que podem destruir as células do ouvido.
Os erros de alimentação como jejum prolongado, abusos de café, doces, refrigerantes ou álcool são causas comuns de zumbido e podem ser facilmente resolvidas adotando-se uma dieta adequada.
Não existe nenhum alimento contraindicado durante o uso da Amoxicilina. O que é recomendado é ter uma alimentação saudável estando em uso de Amoxicilina ou não.
Por muitos anos, o consumo excessivo de cafeína tem sido apontado como um fator agravante para o zumbido do ouvido. A fisiopatologia por trás desse efeito provavelmente está relacionada ao bloqueio dos receptores de adenosina pela ação da cafeína no sistema nervoso central.
Por que escuto a batida do meu coração no ouvido? O tinnitus pulsátil está frequentemente ligado ao fluxo dos vasos sanguíneos (artérias e veias) que estão próximos dos ouvidos, e há pessoas que são mais sensíveis quanto à percepção desse fluxo sanguíneo.
Causas de zumbido O zumbido pode se desenvolver em pessoas de todas as idades e origens, mas as pessoas mais velhas ou que tiveram muita exposição ao ruído estão especialmente em risco. Possíveis causas de zumbido incluem: Exposição a música alta, ruídos de construção entre outros.