Os dentistas procuram os primeiros sinais que possam indicar câncer de boca durante a consulta regular, mas também é importante que você reconheça os principais sinais para poder avisá-lo imediatamente. Se essa condição for notada a tempo, as chances de o tratamento ser bem-sucedido são altas.
Por fim, se vocГЄ souber a quais sinais ficar atento e consultar seu dentista para monitoramentos regulares, os primeiros sinais do cГўncer de boca poderГЈo ser identificados e tratados antes de evoluir para um quadro mais grave.
Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) - dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Conhecimento Médico Global
Esse tipo de tratamento é feito no hospital com remédios aplicados diretamente na veia, como o pembrolizumab ou nivolumabe, que ajudam a aumentar a resposta do sistema imune contra as células do câncer, o que pode levar à uma diminuição do tamanho do câncer ou atrasar o seu crescimento.
A periodontite pode ser percebida pelo inchaço na gengiva, que também pode estar vermelha e apresentar sangramento durante a escovação e alimentação. Além disso, quando observa-se que os dentes estão ficando tortos ou separados aos poucos, pode ser sinal de que os tecidos de sustentação dos dentes estão enfraquecidos.
O tratamento do câncer de boca deve ser orientado por um oncologista e pode ser feito através de cirurgia, quimioterapia, radioterapia, terapia alvo ou imunoterapia, dependendo da localização do tumor, gravidade da doença e se o câncer já se espalhou para outras partes do corpo.
Um remГ©dio usado na terapia alvo Г© o cetuximab, que impede o crescimento das cГ©lulas do cГўncer e as impede de se espalharem pelo organismo. Este medicamento pode ser combinado com radioterapia ou quimioterapia, para aumentar a chance de cura.
A terapia alvo usa medicamentos para ajudar o sistema imune a identificar e atacar especificamente as cГ©lulas cancerГgenas, provocando poucos efeitos nas cГ©lulas normais do corpo.
A quimioterapia pode ser feita antes da cirurgia, para diminuir o tamanho do tumor, ou depois da cirurgia, para eliminar as cГ©lulas cancerГgenas que possam ter permanecido. AlГ©m disso, a quimioterapia tambГ©m pode ser feita quando existem metГЎstases, que Г© quando o cГўncer se espalhou para outras regiГµes do corpo, de forma a tentar eliminГЎ-las.
O que fazer: para remover a placa bacteriana, deve-se escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, usar fio dental diariamente e bochechar com um enxaguante bucal de uso diГЎrio.
A radioterapia no câncer de boca e orofaringe é normalmente aplicada de forma externa, através de uma máquina que emite radiação sobre a boca, devendo ser realizada 5 vezes por semana durante algumas semanas ou meses, conforme orientação do oncologista.
Assim que os primeiros dentinhos comeГ§am a nascer, a sua escovação com pasta de dentes contendo flГєor adequada para uso infantil geralmente Г© recomendado, porque possui a quantidade de flГєor suficiente para garantir a saГєde dos dentes.В
Muitas vezes, os sintomas do câncer de boca surgem de forma silenciosa e, pelo fato de não haver dor, a pessoa pode demorar para buscar tratamento, sendo a doença diagnosticada, na maioria das vezes, em estágios mais avançados.
Os dentes nascendo em bebês podem causar sintomas como irritabilidade, salivação excessiva e gengivas avermelhadas, e geralmente ocorrem em torno dos 6 meses de idade, que é quando normalmente começa o nascimento dos primeiros dentes.
O que fazer: nessesВ casos, Г© importante fazer uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas C e K, como frutas cГtricas, brГіcolis, tomate, espinafre, agriГЈo, couve e azeite, por exemplo. Veja quais sГЈo os alimentos ricos em vitamina C e os alimentos ricos em vitamina K.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 23/03/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
A cirurgia do câncer de boca tem como objetivo remover o tumor para que ele não aumente de tamanho, ou se espalhe para outros órgãos. Na maioria das vezes, o tumor é pequeno e, por isso, apenas é necessário retirar um pedaço da gengiva, no entanto, existem diversos procedimentos cirúrgicos para remover o câncer, dependendo da localização do tumor: