II – ESPÉCIES DE INVENTÁRIO Existem duas espécies, judicial e extrajudicial. Será judicial quando houver testamento ou interessado incapaz.
INVENTARIO ARROLAMENTO. Arrolamento é uma forma simples e rápida de inventariar e partilhar os bens do falecido, levando em consideração o valor dos bens e o acordo entre partes dos sucessores capazes. ... III - atribuirão valor aos bens do espólio, para fins de partilha.
Diferente do que ocorre no inventário, no arrolamento o inventariante não precisará prestar compromisso. Ele apresentará suas declarações, as quais consistirão na atribuição de valor aos bens do espólio e na apresentação do plano de partilha. Citadas, as partes poderão impugnar, no prazo de 10 dias (art.
O arrolamento de bens e direitos é uma medida executada pela Receita Federal do Brasil para garantir a liquidação do crédito tributário de contribuintes devedores. ... Serão arrolados os bens e direitos em valor suficiente para satisfação do montante do crédito tributário de responsabilidade do sujeito passivo.
Tem como objetivo conservar bens litigiosos em perigo de extravio ou dilapidação. Conforme as circunstâncias da causa, a nomeação pode recair sobre uma das partes, especificamente sobre àquela que tem os bens arrolados em sua posse. ...