A contaminação microbiana em produtos farmacêuticos pode resultar em problemas quanto ao risco de infecções em decorrência de seu uso, assim a deterioração microbiana do produto, com possível perda de eficácia e segurança.
Análises Amostragem Transporte e preparo da amostra Determinação numérica Os métodos de análise, envolvendo tanto os medicamentos não estéreis quanto os cosméticos, abrangem três etapas fundamentais: amostragem, englobando coleta, transporte e preparação da amostra para análise; determinação numérica ou contagem das ...
Os microrganismos nocivos são as Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus, Coliformes totais e fecais, que não devem ser detectáveis.
A contaminação microbiana pode ser prejudicial tanto para a estética do produto (características físicas, cor, odor, alteração de aparência) quanto para suas características funcionais (alteração de princípios ativos).
Os conservantes são, portanto, aquelas substâncias que adicionadas aos produtos tem como finalidade preservá-los de danos causados por microorganismos durante a estocagem, ou mesmo de contaminações acidentais produzidas pelos consumidores durante o uso.
Usualmente, pode-se agrupar os componentes utilizados em uma preparação cosmética em:
MATÉRIAS-PRIMAS USADAS EM COSMÉTICOS
Já os cosmecêuticos são a união entre cosméticos e produtos farmacêuticos, com uma formulação que contém uma poderosa combinação de ativos que realmente melhoram a condição e saúde da pele.
Os dermocosméticos são produtos com ativos farmacológicos na composição que agem na beleza e também na saúde da pele.
São os cosméticos que possuem em sua composição substâncias bioativas, sendo sua eficácia medida e aprovada através de estudos. Possuem propriedades terapêuticas combatendo doenças ou problemas estéticos, agindo na derme (camada mais profunda da pele).
As diferenças entre nutricosméticos-nutracêuticos-cosmecêuticos. Cosmecêuticos: Falamos de cremes, loções, pomadas e outros itens de uso tópico, isto é, externo. Voltados para casos que demandam maior atenção, como acne e celulite severas.
Trata-se de produtos naturais formados por diversos componentes, que proporcionam benefícios para a saúde e o bem-estar das pessoas. Os seus compostos bioativos (CB), normalmente presentes nos alimentos, são concentrados e produzidos em forma de cápsulas, pós ou comprimidos.
A Cosmetologia pode ser definida como a arte de embelezar o ser humano e, para isso, se dedica a estudar e desenvolver produtos cosméticos.
A cosmetologia é a ciência que estuda os produtos cosméticos. Examina-se todo o processo, desde a preparação até a venda. ... Sem os profissionais e os estudos de cosmetologia, você ficaria sem o seu creme e outros produtos de beleza.
A pele é um órgão de extrema importância para o corpo, pois promove proteção e revestimento. E é justamente aí que a Cosmetologia entra em questão, já que é a ciência que estuda os cosméticos desde a sua elaboração até a aplicação. ...
Quanto tempo dura o curso de Estética? Quem deseja seguir carreira na área de Estética pode optar por um bacharelado, com duração de 4 anos, ou um curso tecnológico, com duração média de 3 anos.
Já a cosmética, (cosmetologia) é a área da ciência que estuda e desenvolve cosméticos. No caso do curso de estética e cosmética o aprendizado está voltado para o uso dos cosméticos, seja nos procedimentos de beleza, seja indicando as melhores soluções para cada cliente.
Tanto os estudantes graduados em Farmácia, quanto aqueles que têm um diploma no curso superior de Bioquímica, podem ter uma carreira de sucesso no ramo da Estética e da Cosmetologia, atuando nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de produtos voltados aos cuidados com a beleza da pele e dos cabelos.
Esteticista é o profissional responsável pela realização de procedimentos corporais que visam à saúde e bem estar da clientela. Ele pode fazer limpeza de pele, massagens, maquiagem, depilação, aplicação de cosméticos e tratamentos capilares, entre outros.
Entre os procedimentos pelos quais o tecnólogo responderá estão:
A única exigência para isso é fazer uma pós-graduação na área de estética. A formação permite realizar procedimentos que não são feitos por esteticistas -profissão ainda não regulamentada no Brasil. "Os esteticistas não podem fazer alguns tratamentos, como a aplicação de botox.
Com o aumento da demanda, alguns profissionais específicos da área da saúde, como biomédicos, dentistas, enfermeiros e farmacêuticos, além dos próprios médicos, estão autorizados a realizar a aplicação da toxina botulínica e atuar na estética avançada.
A harmonização facial pode ser feita por várias técnicas de acordo com o objetivo do procedimento e, por isso, tende a ser orientada por uma equipe de vários profissionais, desde dermatologista, cirurgião plástico, dentista, fisioterapeuta dermatofuncional ou biomédico esteta, por exemplo.
Dermatologistas
Com portarias que os resguardam em nível federal, até o presente momento, profissionais como biomédicos, dentistas, enfermeiros e farmacêuticos, além dos médicos, estão autorizados a realizar a aplicação da toxina botulínica e atuar na estética avançada com diversos procedimentos, descritos em suas respectivas ...