Pensadores da educação que você deve conhecer
Piaget privilegia a maturação biológica; Vygotsky, o ambiente social, Piaget, por aceitar que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula que o desenvolvimento segue uma seqüência fixa e universal de estágios. ... Vygotsky discorda de que a construção do conhecimento proceda do individual para o social.
Dentre as teorias mais contemporâneas de aprendizagem, em especial as cognitivistas, destacamos a teoria construtivista de Jean Piaget e as teorias sócio-interacionistas de Lev Vygotsky e Henri Wallon devido à pertinência com que suas preocupações epistemológicas, culturais, linguísticas, biológicas e lógico- ...
Da ética de Aristóteles ao super-homem de Nietzsche, conheça os pensadores mais influentes do mundo e as ideias que pregaram
Conheça 6 dos filósofos mais importantes da história
Um pensamento rebelde na Era da Razão Voltaire (1694-1778), Denis Diderot (1713-1784) e seus pares exaltavam a razão e a cultura acumulada ao longo da história da humanidade, mas Rousseau defendia a primazia da emoção e afirmava que a civilização havia afastado o ser humano da felicidade.
Verificado por especialistas. Temos como influência do iluminismo nos dias atuais as preocupações com a limitação do poder do estado sobre o indivíduo, os ideais e lutas pelos direitos individuais fundamentais, tal como a vida, a liberdade, a dignidade e outros.
O Iluminismo trouxe consigo grandes avanços econômicos, a Revolução Industrial abriu caminhos para a produção e expansão dos mercados e mudanças políticas que acabaram na Revolução Francesa. O Mercantilismo característico da época anterior deu lugar para a liberdade econômica sem a intervenção do Estado.
O Iluminismo. Chamado de “século das luzes”, o iluminismo trouxe ideias voltadas à razão para deslegitimar o modelo de estado predominante na época. Seu ideal era defender a liberdade, progresso, tolerância, fraternidade, governo constitucional e afastamento entre igreja e estado.
Verificado por especialistas. É correta a alternativa D, tendo sido um movimento amplo e influente nas mudanças políticas que marcaram a Europa (e também as Américas) nos séculos XVIII e XIX. Os Iluministas defendiam que a Razão deveria ser a guia e a mestra de todo o nosso conhecimento da natureza.