Autores e Obras do Pré-Modernismo Monteiro Lobato: Urupês; Idéias de Jeca Tatu; A Menina do Narizinho Arrebitado; O Pica-Pau Amarelo. Lima Barreto: Recordações do Escrivão Isaías Caminha; Triste Fim de Policarpo Quaresma; Numa e Ninfa; Morte e M. J. Gonzaga de Sá; Os Bruzundangas; Clara dos Anjos.
Verificado por especialistas. O acontecimento que marca o contexto histórico do pré-modernismo é a revolta da chibata, o que é mostrado na alternativa D. Para justificar essa resposta deve-se analisar o contexto histórico, onde o período do pré-modernismo vai de 1902 à 1922 e a Revolta da Chibata ocorreu em 1910.
Pré-modernismo é como ficou conhecido o período literário brasileiro que vai de 1902 até 1922. Por ser um período de transição, o pré-modernismo apresenta traços de estilos do século XIX, como: realismo, naturalismo, parnasianismo e simbolismo. ...
Autores brasileiros pré-modernistas
O pré-modernismo é visto como um período de transição por ter sido marcado, em parte, por características dos modernos e, em parte, pelas escolas literárias que foram anteriores - o realismo, naturalismo, simbolismo e etc.
Os escritores do pré-modernismo brasileiro adotam uma postura liberal e passam a fazer críticas em relação aos problemas sociais enfrentados. A linguagem formal – herança do Arcadismo – e a preocupação estética foram deixadas de lado e os temas históricos, sociais e políticos ganharam espaço.
Características da primeira geração modernista
O Modernismo foi criado no período compreendido entre 1922 a 1930 e teve início com o marco da Semana de Arte Moderna em fevereiro 1922, no teatro Municipal de São Paulo e pretendia fazer com que a população, de modo geral, tomasse consciência da realidade brasileira.
Os manifestos: Denominam-se Pau-Brasil (1924) e Antropofagia (1928) as principais subcorrentes da 1ª fase modernista, em sua vertente de nacionalismo crítico. A poesia Pau-Brasil reúne os nomes de Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral.
Caracterizada pela fusão de influências das vanguardas europeias com elementos brasileiros, a primeira geração de modernistas tinha como objetivo a consolidação de uma cultura nacional. Nossos artistas estavam preocupados em desenvolver o papel da vanguarda em nosso país, que não era cosmopolita como os europeus.
Os artistas modernistas que ganharam destaque no primeiro momento do movimento foram os integrantes do chamado Grupo dos Cinco. O grupo era formado por Mário de Andrade (1893-1945), Oswald de Andrade (1890-1954), Menotti Del Picchia (1892-1988), Tarsila do Amaral (1886-1973) e Anita Malfatti (1889-1964).
Principais representantes brasileiros do Pré-Modernismo e do Modernismo
As principias características da primeira geração modernista são: Nacionalismo crítico e ufanista, resgaste das raízes nacionais, renovação da linguagem, criticando principalmente o academicismo e o parnasianismo; uso de verso livre; crítica à realidade brasileira, principalmente às oligarquias que estavam no poder.
Características da 1ª fase do Modernismo
Algumas características da primeira fase modernista são: a liberdade da arte, a valorização da língua coloquial brasileira e o uso do sarcasmo e da ironia.
São características da primeira fase do Modernismo: a) Retomada da ficção regionalista, cultivo de uma poesia neobarroca e visão de mundo em perspectiva elitista. b) Libertação dos modelos acadêmicos, experimentalismo em novas formas de expressão e rompimento com o nacionalismo tradicional.
(PUCCAMP-SP) São características da primeira fase do Modernismo: a) retomada da ficção regionalista, cultivo de uma poesia neobarroca e visão de mundo em perspectiva elitista. b) libertação dos modelos acadêmicos, experimentalismo em novas formas de expressão e rompimento com o nacionalismo tradicional.
São as principais características da obra de Oswald de Andrade, exceto: ... c) Oswald defendia a valorização de nossas origens, de nosso passado histórico e cultural, mas de forma crítica.