O pH local e a pressão parcial de oxigênio afetam a afinidade da Hb pelo O2 como mostrado abaixo. Além disso, as hemácias contêm um composto denominado BPG (2,3-bifosfoglicerato) que diminui a afinidade da Hb por O2.
Efeito Bohr A liberação do O2 pela Hb é aumentada quando o pH diminui ou quando a pCO2 está aumentada. Ambos resultam na redução da afinidade da Hb pelo O2 e, com isso, em um deslocamento da curva de dissociação do O2 para a direita (Figura 2). Essa alteração recebe o nome de Efeito Bohr.
A hemoglobina apresenta uma maior afinidade para o monóxido de carbono do que para o oxigênio, sendo estimada uma afinidade de 200 vezes mais pelo monóxido de carbono.
A afinidade da hemoglobina pelo O2 reduz à medida que o pH diminui a partir do valor de 7,4. Em consequência, à medida que a hemoglobina se move para uma região de pH menor, a sua tendência a liberar o oxigênio aumenta.
O oxigénio, inspirado ao nível dos pulmões, difunde-se para o interior dos capilares pulmonares, para o sangue, onde irá ser transportado até às células, sob duas formas: dissolvido no plasma ou ligado à hemoglobina, no interior dos glóbulos vermelhos.
A troca gasosa ocorre nos milhões de alvéolos nos pulmões e nos vasos capilares que os envolvem. Conforme mostrado abaixo, o oxigênio inspirado passa dos alvéolos para o sangue nos vasos capilares e o dióxido de carbono passa do sangue nos vasos capilares para o ar nos alvéolos.
A professora de biologia do cursinho pH, Nathalia Cardoso Pinho, explica como funciona o transporte de gás carbônico, produto da respiração celular, no sangue. O processo ocorre de três formas: associado à hemoglobina, solubilizado no plasma ou, na mais importante, como íons bicarbonato.
É por difusão que as moléculas de O2 movem-se do gás alveolar para o sangue que percorre os capilares pulmonares. É também por difusão que esse gás move-se do capilar sistêmico até as mitocôndrias nos diversos órgãos sistêmicos. O movimento do CO2 é no sentido oposto, mas também processa-se por difusão.
Hemácias ou Glóbulos Vermelhos Função: realizar a respiração celular, ao transportar oxigênio e parte de gás carbônico pela hemoglobina.
A respiração é fundamental para vida humana sendo responsável pela troca dos gases oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2) do organismo, com o meio ambiente. ...
O oxigênio passa rapidamente através desta barreira de ar-sangue até o sangue nos vasos capilares. Explicação: O sangue oxigenado viaja dos pulmões passando pelas veias pulmonares até ao lado esquerdo do coração, que bombeia o sangue para o resto do corpo (veja A função do coração).
A expiração solta o ar do corpo. A ordem correta após a inspiração é: Narinas, cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões .
O esôfago faz parte do sistema digestório, mas pode ocorre um fenômeno chamado de bronco aspiração, que ocorre quando o alimento entra na traqueia e não no esôfago, além do esôfago estar em contato direto com os pulmões e passar pelo hiato esofágico no diafragma.
Na respiração pulmonar o ar entra e sai dos pulmões devido à contração e ao relaxamento do diafragma. Quando o diafragma se contrai, ele diminui a pressão nos pulmões e o ar que está fora do corpo entra rico em oxigênio O2; processo chamado de inspiração.
A respiração pulmonar é um processo em que ocorre a entrada de ar em nossos pulmões e sua posterior eliminação. A entrada do ar é importante, pois garante que oxigênio seja levado até o sangue para, então, ser distribuído às células.