Quais Os Benefcios Do Mtodo BLW?

Quais os benefcios do mtodo BLW

O método BLW, que em português significa desmame guiado pelo bebê, é um tipo de introdução alimentar onde o bebê pega com as mãos os alimentos cortados em tiras ou pedaços e come sozinho, o que ajuda a melhorar a sua coordenação motora, a sua conexão com a comida e a interação com a família.

Benefícios do método BLW para o bebê

Através do método BLW, é possível que o bebê desenvolva sua coordenação motora de maneira com mais facilidade. Conforme ele manuseia os alimentos sozinho, ele vai estimulando sua capacidade física e mental.

O engasgo consiste em uma reação de expulsão de corpo estranho. Quando um alimento segue o “caminho errado” o engasgo é uma forma do corpo forçar o retorno desse alimento. Já o reflexo de GAG é bastante semelhante a ânsia de vômito.

No entanto, para iniciar este método o bebê deve conseguir se sentar sozinha e sem apoio, sustentar bem a cabeça e o pescoço, e segurar bem os alimentos com as mãos, para levá-los até a boca. Vale lembrar que a alimentação deve ser sempre supervisionada pelos pais, ou responsáveis, que devem ficar atentos aos sinais de fome e saciedade do bebê, além de evitar possíveis engasgos.

Quando começar?

Quando começar?

A SBP lembra que não se trata de uma substituição do aleitamento materno, mas sim de um complemento à alimentação da criança, oferecendo mais nutrientes e proporcionando o desenvolvimento.

Entrar num quarto de criança e no mundo da decoração infantil é como ganhar um passaporte para um universo mágico. Um lugar onde a imaginação ganha vida, cor e movimento. Nossos produtos rendem espaços inspiradores, afetivos e cheios de liberdade criativa, como todo quarto infantil e decoração infantil merecem ser.

É importante ressaltar que não é necessário evitar completamente as texturas como purês, iogurtes ​​ou sopas ao optar por este tipo de método para o bebê, porque esses alimentos não nutritivos, saudáveis e saborosos. Nestes casos, o bebê pode usar colheres adaptadas para o método BLW.

Método BLW

Se você tem um filho recém-nascido, provavelmente já está pensando sobre como será o processo de introdução alimentar. Entre os diversos métodos, um que vem ganhando destaque entre os pais é o Baby-Led Weaning (Método BLW), que significa “desmame guiado pelo bebê”, em tradução livre.

2. Menor ingestão de alimentos: No início do método o bebê pode comer pouco ou só querer o leite materno, ou a fórmula infantil, até se acostumar. Além disso, o bebê também pode brincar muito com os alimentos, comendo menos comida.

Ao conhecer o método BLW/BLISS, várias pessoas podem considerar que é uma técnica muito perigosa, e acabar acreditando no mito que o bebê vai acabar tendo um engasgo a qualquer momento. No entanto, não existe nada na literatura que comprove cientificamente esta teoria.

O que o bebê pode comer

O que o bebê pode comer

Por fim, na hora de servir, deixe os alimentos expostos de forma atrativa em frente às crianças. Vale usar os pedaços de frutas e legumes para fazer uma carinha sorrindo, por exemplo.

A introdução alimentar BLW/BLISS não é recomendada a bebês prematuros que não apresentem os sinais de prontidão. Se o bebê não demonstra os sinais de que está pronto, o recomendado é estimular essas ações até se ter essa segurança para iniciar, como citados anteriormente.

Considerável parte das reclamações e medo da família é com relação a possível engasgo do bebê. No entanto, não há comprovação científica que ateste o aumento da possibilidade de engasgo com a introdução alimentar BLW ou BLISS. Mas isso será mais bem explicado nos tópicos seguintes.

Quando começar o método BLW?

BLISS é uma sigla para o termo “Baby-Led Introduction to Solids”, que setraduzido para o português, quer dizer “Introdução aos Sólidos Guiada pelo Bebê”. Consiste em uma nova abordagem de introdução alimentar criada pelos neozelandeses, em resposta a algumas limitações do BLW.

O BLW foi desenvolvido pela inglesa Gill Rapley, em 2008. Ela propôs esse novo método em seu livro “Baby Led Weaning: Helping your baby to love good food” ou, no nosso português, “Ajudando o seu bebê a amar boa comida”. Desde então o método tem ganhado fama entre as mamães e papais no mundo inteiro.

Quais são os benefícios do método BLW?

Conforme o bebê crescer, ele vai adquirir outras habilidades motoras de coordenação motora fina, que facilitarão o seu processo de alimentação, pois já conseguirá fazer o movimento de pinça . Aos noves meses ele já consegue pegar alimentos menores, como as ervilhas, e levá-los a boca.

Para que o bebê não engasgue é importante que ele fique sentado à mesa durante as refeições, tendo atenção quanto ao alimento que pega e leva à boca. Além disso, o bebê nunca deve ficar sozinho, deitado, andando ou com distrações, como quando está brincando ou vendo televisão, enquanto come.

Oi! Oba! Vou adorar compartilhar mais com você. Indico/indicamos o livro “Baby Led Weaning: desmame guiado pelo bebê” da Gill Rapley e fico à disposição caso queira me mandar um e-mail [email protected]

Possíveis desvantagens do BLW

BLW é uma sigla para o termo inglês “Baby Led Weaning”, que se traduzido para o português, quer dizer “desmame guiado pelo bebê”. Consiste em um novo método de introdução alimentar.

Essa pergunta fica óbvia depois de todo esclarecimento sobre o BLW, eu entendo, porém, não é bem assim. Como tudo na vida é preciso ter moderação, com a forma que você vai fazer a introdução alimentar do seu bebê não diferente, certo?

Como iniciar o método BLW?

Para começar o método BLW, o bebê deve ter pelo menos 6 meses, que é quando a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda a introdução da alimentação complementar. Além disso, é importante que o bebê consiga se sentar sozinho, segurar com as mãos e levar os alimentos à boca.

O que significa BLW na introdução alimentar?

Criado pela enfermeira Gill Rapley, no Reino Unido, o método BLW (baby-led weaning, "desmame guiado pelo bebê" em português) defende mais autonomia para os bebês na hora da introdução de novos alimentos que não sejam o leite materno.

Quem criou o método BLW?

A sigla BLW refere-se ao método Baby-Led Weaning, criado em 2008, pela enfermeira social inglesa, PhD. Gill Rapley, preconiza a introdução alimentar gradual e natural da alimentação complementar, propondo a auto-alimentação do bebê desde o início, isto é, sem auxílio/interferência dos pais ou cuidadores.

Como oferecer fruta BLW?

No BLW, você coloca o alimento na frente da criança para que ela alcance, ou seja, não precisa oferecer a ela. “Não precisa colocar pratinho ou em potinhos pois isso vai distrair a criança. Coloque na própria mesa ou no cadeirão”.

Como começar a iá do bebê?

Como iniciar a introdução alimentar Para as nutricionistas, o melhor é iniciar com as frutas amassadas e na medida que a criança for aceitando, oferecer as frutas em pedaços e inteiras. Ao completar sete meses, a criança deverá receber duas papas de frutas (manhã e tarde) e duas papas salgadas (almoço e jantar).

O que os pediatras falam sobre BLW?

O que precisa ficar claro, é que o BLW não é “dar a comida em pedaços” enquanto o método tradicional é “dar a comida com a colher”. Segundo o guia, “sua abordagem não inclui alimentação com a colher e nenhum método de adaptação de consistência para preparar a refeição do lactente, como amassar, triturar ou desfiar.”

O que é mãe BLW?

Por falar em autonomia alimentar, você já ouviu falar no método BLW? Baby-Led Weaning é um método de introdução alimentar guiado pelo bebê. A tradução literal significa "desmame guiado pelo bebê", ou seja: o bebê tem seu desenvolvimento e paladar respeitados, tudo é no tempo dele. (Imagem: banho de leite.

Qual o melhor método de introdução alimentar?

O método BLW tem ganhado muitos adeptos. Pensado e desenvolvido pela britânica Gil Rapley, este termo significa, em tradução livre, “desmame guiado pelo bebê” (baby-led weaning) e consiste em oferecer alimentos em pedaços ao pequeno, de modo que ele mesmo se alimente, de acordo com sua curiosidade, apetite e interesse.

Quais são os princípios do BLW?

Princípios básicos do BLW O leite (materno ou fórmula) continua sendo o principal alimento até 1 ano de idade. O bebê deve decidir o quanto quer comer. A refeição não deve ser oferecida com a colher para "garantir" que ele coma. As refeições não devem ser apressadas.

Quando o bebê pode começar a comer alimentos em pedaços?

Entre 8 e 9 meses, a criança já pode começar a comer o alimento picado em pedaços pequenos. E agora com 1 ano, a criança já deve estar comendo pedaços maiores, a mesma comida de toda família.

Como oferecer batata BLW?

De acordo com Gill, o método BLW propõe que os alimentos sejam oferecidos em pedaços, tiras ou bastões. Além disso, nessa abordagem, a forma de preparo do alimento consiste unicamente em cozinhá-lo, não há qualquer outra forma de preparo em relação à consistência, como amassar, triturar ou desfiar.

Como oferecer Mamão ao bebê BLW?

A partir de 6 meses A maior parte das frutas basta ser cortada e oferecida. Se forem duras como a maçã e alguns tipos de pera, o recomendado é cozinhar antes para amolecer. Já para aquelas que são muito escorregadias, como o mamão ou banana, a dica é deixar uma parte da casca onde o bebê segura.

Qual é a fruta ideal para dar pela primeira vez para o bebê?

As frutas frescas raspadas ou amassadas devem ser dadas ao bebê nos lanches da manhã e da tarde. Alguns exemplos de frutas para a alimentação do bebê de 6 meses são maçã, pera, banana, mamão, abacate, caqui e melancia.

Como começar a introduçao alimentar de um bebê?

Como iniciar a introdução alimentar Para as nutricionistas, o melhor é iniciar com as frutas amassadas e na medida que a criança for aceitando, oferecer as frutas em pedaços e inteiras. Ao completar sete meses, a criança deverá receber duas papas de frutas (manhã e tarde) e duas papas salgadas (almoço e jantar).

Quais os 5 sinais de prontidão para introdução alimentar?

Sinais de que seu filho já pode comer Ter perdido o reflexo de protusão da língua, que é quando ele empurra o alimento para fora da boca com a língua. Mostrar disposição para mastigar, mesmo sem dentes. Reflexo de pinça presente, tentando pegar o alimento com o dedo polegar e indicador.

Quando se deve introduzir outro alimento para o bebê?

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a introdução de alimentos na dieta do bebê deve acontecer somente a partir dos 6 meses, pois o leite materno, ou a fórmula infantil, fornecem todos os nutrientes que o bebê precisa até esta idade.

O que é melhor na introdução alimentar papinha ou BLW?

Quando as mães precisam optar pelo método de introdução alimentar, muitas ficam receosas quanto às chances de engasgo, principalmente no BLW, já que o alimento é oferecido em pedaços. No entanto, diversos estudos mostram que a probabilidade de engasgar com alimentos em pedaços é o mesmo da papinha ou de líquidos.

Qual melhor prato para BLW?

Como o bebê vai ficar livre para explorar a comida o ideal é não utilizar pratos de vidro ou louça, que quebre. Escolha pratinhos de plástico (BPA free!) e que sejam fundos, tipo cumbuca. Com pratinho raso o bebê vai derrubar ainda mais comida para fora.

Como devo ensinar meu bebê a mastigar?

Por volta dos sete ou oito meses, os bebés são capazes de mastigar. Comecem a oferecer-lhe no final da mamada, quando já estiver saciado, uma colher de fruta ralada e deixe que experimente com calma. Para ele será uma brincadeira.