Benefícios do barbatimão
O barbatimão pode ser utilizado externamente, mas seu maior consumo é como chá. O chá pode ser feito da seguinte forma: Utilize a quantidade de 2 colheres de sopa (20g) da casca do barbatimão (previamente higienizada e seca) para cada litro de água filtrada, cozinhando-as em fogo brando por cerca de 10 minutos.
O Barbatimão é uma planta medicinal usada no tratamento de diabetes, malária, feridas, hemorragias, queimaduras, dores na garganta, ulceras, inchaço e hematomas na pele.
Diurético. Ajudar no tratamento de pressão alta.
A AROEIRA tem função balsâmica e adstringente, é empregada no tratamento de doenças nas vias urinárias como a cistite. É eficaz contra micoses e candidíases, tem também função Antibactericida. Possui ação regeneradora dos tecidos.
Lavagem com Barbatimão Um excelente tratamento caseiro para candidíase é lavar os genitais com folhas de barbatimão, devido às suas propriedades cicatrizantes e bactericidas. 2 xícaras de cascas de barbatimão; 2 litros de água; 1 colher sopa de suco de limão.
Há também quem use o alimento para tratar infecções vaginais, como a candidíase. E é aí que mora o problema. Embora a prescrição mais comum seja o uso oral, há diversas receitas naturais que recomendam introduzir um dente de alho na vagina antes de dormir.
Investir na água com limão, na salsinha, no tomilho, pepino e chá de erva ursina ou poejo, por exemplo, é uma ótima estratégia para ajudar a curar a candidíase mais rápido, mas também é importante diminuir da dieta alimentos doces, pois eles favorecem a multiplicação do fungo que causa a candidíase, o Candida albicans, ...
Lysoform. Sim, é aquele desinfetante comercial e algumas pessoas o aplicam no corpo. A ideia é que por ele matar germes e bactérias, combateria a Candida também.
A candidíase crônica é caracterizada pela ocorrência de 4 ou mais episódios de infecções por espécies de Candida sp. no mesmo ano. Geralmente, a candidíase torna-se crônica quando a sua causa não é eliminada, sendo uma situação comum nos casos de enfraquecimento do sistema imune.
A candidíase é uma micose da vagina extremamente comum: quase todas as mulheres terão pelo menos uma vez durante a vida. Na maioria das vezes, é causada pela Candida albicans, fungo que está presente em cerca de 20% das mulheres como parte normal dos microorganismos da flora vaginal.
O tratamento da candidíase em homens pode ser feito com antifúngicos em creme ou pomada. As melhores opções são o Clotrimazol 1% ou o Miconazol 2%, duas vezes ao dia, por 1 a 3 semanas. Uma opção mais simples consiste no fluconazol, comprimido de 150 mg, tomado em dose única.