Suas cidades limítrofes são Canoas (norte), Cachoeirinha e Alvorada (nordeste), Viamão (leste) e Eldorado do Sul (oeste). De acordo com a divisão regional vigente desde 2017, instituída pelo IBGE, o município pertence às Regiões Geográficas Intermediária e Imediata de Porto Alegre.
Com o desenvolvimento do porto e sua posição estratégica à beira do lago Guaíba, o governador da época, José Marcelino de Figueiredo, resolveu transferir a capital de Viamão para Porto dos Casais em 1773, trocando nessa ocasião o nome para Porto Alegre.
Existem algumas divergências em relação à origem do nome Porto Alegre, mas alguns historiadores afirmam que esteja mesmo na beleza do local, às margens do rio Guaíba. Outros dizem que é uma referência à alegria do povo, formado no início por imigrantes açorianos.
O Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, celebrado anualmente em 2 de fevereiro, é feriado municipal em Porto Alegre, cidade da qual esta santa é considerada padroeira. Nesta data, realiza-se uma procissão na capital gaúcha que leva a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes em direção ao porto de Pelotas.
Nossa Senhora Mãe de Deus é a padroeira de Porto Alegre, e recebeu um lugar privilegiado para ser cultuada.
Dia 2 é feriado em homenagem a padroeira de Porto Alegre, Nossa Senhora dos Navegantes ou Iemanjá, como é conhecida nas religiões de origem africana. No dia de sua festa, a santa é conduzida em procissão pelos fiéis, parte por terra e outra pela água, no Lago Guíaba.
São Pedro
Diversas atividades fizeram parte da programação em comemoração ao dia do padroeiro da cidade, São Pedro, e o dia do pescador. Na segunda-feira (29), foi realizada a procissão de São Pedro, mateada e também foi dia de “passe livre” na cidade, a data faz parte do calendário oficial de feriados do Município.
É preciso lembrar que São Pedro é o santo padroeiro dos pescadores, porque era pescador; mas também dos viúvos e viúvas, porque era viúvo; e dos porteiros, porque Jesus Cristo lhe confiou as chaves do Reino dos céus. ... São Pedro também tem a chave da chuva, mas estamos secos, faz tempo que não chove em nossa horta.
São Pedro
Abra para mim os caminhos da felicidade, os caminhos financeiros, os caminhos profissionais, com as suas sete chaves de ferro e me dê a graça de poder viver sem os obstáculos. Glorioso São Pedro, tu que sabes de todos os segredos do céu e da terra, ouve a minha oração e atende a prece que vos dirijo.
São Pedro
Erasmo de Formia