Foi marcada pelo radicalismo, inspirado nas vanguardas europeias. Na Segunda Fase Modernista (1930-1945), conhecida como “Fase de Consolidação” o movimento foi marcado pelo nacionalismo e regionalismo com predomínio da “prosa de ficção”.
O Modernismo brasileiro é tradicionalmente dividido em três diferentes fases: a primeira fase modernista, também conhecida como fase heroica; a segunda fase modernista, representada pela poesia e pelo romance de 1930, e a terceira fase modernista (alguns críticos literários consideram os escritores da última fase como ...
b) As principais características da poesia na segunda geração modernista foram o experimentalismo, a poesia social e o neobarroquismo, com forte influência no cultismo e no gongorismo. ... Assim, nos anos de 1930 a 1945, a poesia modernista consolidou-se e alargou seus horizontes temáticos.
Brasil
Guimarães Rosa fez parte da terceira geração do modernismo, com fortes características regionalistas. João Cabral de Melo Neto e Clarice Lispector podem ser colocados na mesma geração do movimento. É possível perceber uma linguagem carregada de regionalismos, uma linguagem do povo.
trineto/trineta: filho/filha do bisneto ou da bisneta (terceira geração de netos); tetraneto/tetraneta: filho/filha do trineto ou da trineta (quarta geração de netos);
A Terceira Geração Romântica no Brasil é o período que corresponde de 1870 a 1880. Conhecida como "Geração Condoreira", uma vez que esteve marcada pela liberdade e uma visão mais ampla, características da ave que habita a Cordilheira dos Andes: Condor.