Resposta. Resposta: Os altos impostos que foram passados para a população e os gastos excessivos com o combate, foram os motivos para que com o final da guerra se mostrasse os efeitos que ela traria a economia brasileira, como o aumento da divida interna.
A palavra Cisplatina designa a região da antiga Banda Oriental do Uruguai. Isso é História e Geografia. ... A palavra cisplatina significa «para aquém do rio da Prata» (entre a Argentina e o Uruguai).
A Guerra da Cisplatina foi um conflito travado pelo Império do Brasil contra as Províncias Unidas do Rio da Prata (atual Argentina) pelo controle da Cisplatina, região que atualmente conhecemos como Uruguai. Essa foi a primeira guerra de que o Brasil participou como nação independente e estendeu-se de 1825 a 1828.
A Cisplatina foi uma província do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves e, posteriormente, do Império do Brasil. A província correspondia ao atual território do Uruguai. ... A separação ocorreu em 1825, com a independência do território que formou a República Oriental do Uruguai.
A atividade antitumoral da cisplatina é atribuída à ligação ao DNA, com formação de adutos, originando ligações intra e intercadeias que induzem alterações estruturais. O seu efeito citotóxico é, assim, causado pela inibição da transcrição e replicação, induzindo a apoptose.
A cisplatina é um remédio antineoplásico de administração intravenosa que atua interferindo com a multiplicação celular, sendo, por isso, muito utilizado no tratamento de vários tipos de tumor. A cisplatina não pode ser comprada na farmácia, pois deve ser administrada no hospital por um médico ou enfermeiro.
Reações adversas e efeitos colaterais do Cisplatina
Observar presença de complicações locais associados à administração dos quimioterápicos por veia periférica: flebite, urticária, vasoespasmo, dor, eritema, descoloração, hiperpigmentação venosa e necrose tecidual secundária ao extravasamento. Assistir e orientar o cliente com relação aos efeitos colaterais.
Deve estar situada em área restrita a fim de evitar fluxo de pessoas. Alimentar-se, beber, fumar, e aplicar cosméticos são procedimentos totalmente proibidos, durante a preparação dos agentes quimioterápicos. A superfície de trabalho deve ser coberta com plástico absorvente para diminuir o risco de contaminação.
O tempo entre a administração da droga e o aparecimento do menor valor de contagem hematológico é chamado de NADIR, que varia de 7 a 14 dias, dependendo do quimioterápico empregado.
A mielossupressão é uma condição na qual a atividade da medula óssea é diminuída, resultando em menor número de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. É um efeito colateral de alguns tratamentos contra o câncer.
Destacamos como efeitos colaterais comuns decorrentes do tratamento: mielotoxicidade (diminuição da contagem de células sanguíneas, principalmente neutrófilos e plaquetas), alterações gastrointestinais (vômitos e diarreia), toxicidade nefro e urotelial (insuficiência renal e cistites), toxicidade cardíaca e pulmonar, ...
QUIMIOTERAPIA CUIDADOS DE ENFERMAGEM
A toxicidade é variável para os diversos tecidos e depende da droga utilizada. Nem todos os quimioterápicos ocasionam efeitos indesejáveis, tais como mielo depressão (diminuição das células do sangue), alopecia (queda do cabelo) e alterações gastrintestinais (náuseas, vômitos e diarreia).