As principais características do Governo Provisório são: Vargas nomeou interventores para cada estado, substituindo-se assim os governadores. ... Vargas acaba com a constituição brasileira e com o Congresso (dessa forma, Getúlio elimina sua oposição política).
As primeiras medidas do governo provisório foram: o fechamento do Congresso e do Senado, a suspensão da Constituição de 1891 e a destituição dos antigos presidentes de províncias (governadores). ... Voltou-se para a Igreja Católica em busca de apoio e assim conseguir se sustentar na presidência.
Vargas aboliu a Constituição de 1891, dissolveu os poderes legislativos, além de destituir os presidentes dos estados (os hoje atuais governadores de estado) e nomear interventores para ocupar esses postos. O objetivo era consolidar as alianças da Revolução de 1930, principalmente o exército.
coronéis que mantinham seus redutos de influência no País e que passaram a confrontar o governo.
A fase constitucional do governo de Getúlio Vargas ficou marcada pela radicalização da política nacional e pelas tentativas presidenciais de centralização do poder. O governo constitucional foi a fase do período em que Getúlio Vargas esteve na presidência que abrangeu os anos entre 1934 e 1937.
O fechamento da ANL, através de decreto nº 229 de 11 de julho de 1935, determinado por Getúlio Vargas, bem como a prisão de alguns dos partidários, precipitaram as conspirações que levaram à Intentona Comunista em 24 de novembro de 1935 no nordeste do Brasil e a 27 de novembro de 1935 na capital federal Rio de Janeiro.
Resposta. Governos provisórios são aqueles criados para colocar o país nos trilhos após alguma revolução. No caso da era Vargas, foi logo após a crise de 1930. Em 1934, foi criada uma assembléia constituinte que definiu a constituição de 1934 e elegeu, indiretamente, Vargas para a presidência do Brasil.
A Aliança Nacional Libertadora (ANL) foi uma frente de esquerda composta por setores de diversas organizações de caráter anti-imperialista, antifascista e antiintegralista (congregando comunistas, alguns tenentes, operários e intelectuais de esquerda). A organização contou com o apoio do Partido Comunista Brasileiro.
Para fazer a propaganda do governo, foi criado um jornal diário na rádio chamado “A Hora do Brasil”. Durante esse período, também se destacou a política trabalhista, destacando-se a criação do salário-mínimo (1940) e Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em 1943. Os sindicatos passaram para o controle do Estado.
O governo de Getúlio assumiu também o papel de grande empresário ao criar empresas estatais para produção de bens e prestação de serviços, tomando empréstimos externos iniciou a construção de um parque industrial complexo e ativou as indústrias de base o desenvolvimento da infraestrutura, as comunicações a malha Viária ...
O Governo Juscelino Kubitschek é o período de governo vivido entre 1956 e 1961. Sua eleição foi marcada pelo plano de ação "Cinquenta anos em cinco", marca do desenvolvimentismo, já que o ideal era trazer ao Brasil o desenvolvimento econômico e social.