Burocracia como instrumento de autoridade, eficiência da burocracia, tipo ideal de burocracia. Linha de montagem, padronização de produtos, processo produtivo eficiente. ...
Princípios da Administração de Fayol: Ao abordar questões administrativas devemos nos lembrar que atrelados a elas estão conceitos de governabilidade e gestão. Isso se faz necessário pela necessidade de as atividades serem administradas com planejamento, organização, direção, e controle.
Os cinco princípios básicos da Administração Pública estão presentes no artigo 37 da Constituição Federal de 1988 e condicionam o padrão que as organizações administrativas devem seguir. São eles: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
A administração de qualquer recurso ou empreendimento estar fundamentada sobre quatro princípios básicos, que formam um circulo de interdependência: Planejamento, organização, controle e direção.
A Administração Científica tinha em sua essência o intuito de aplicar a ciência à administração. Taylor buscava, com isso, uma forma de gestão que fizesse com que o trabalhador produzisse mais em menos tempo, sem elevar os custos de produção da empresa. ...
A Teoria da Administração Científica iniciada por Frederick W. Taylor (1856 1915) fundamenta–se na aplicação de métodos da ciência positiva, racional e metódica aos problemas administrativos, a fim de alcançar a máxima produtividade.
Taylor (1990) afirmava que o objetivo principal da administração é garantir prosperidade máxima ao funcionário e ao patrão. Em outras palavras, permitir a obtenção de salários elevados para o funcionário e da maior lucratividade possível para a empresa.
- ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA 1) Qual era a visão de Taylor sobre o comportamento dos operários (vadiagem) e por quê? ... Ou seja, Taylor constatou que a produção de cada operário era somente um terço do que poderia ser. Essa restrição ficou conhecida como vadiagem sistemática (vadiagem).
O estudo de tempos e movimentos é definido como o estudo sistemático dos sistemas de trabalho com o objetivo de projetar o melhor método de trabalho (geralmente o de menor custo), padronizar este método de trabalho e determinar o tempo gasto por uma pessoa qualificada e devidamente treinada, trabalhando em um ritmo ...
Segundo Slack (2002), o estudo de tempos e movimentos, trata-se da aplicação de técnicas estabelecidas para determinar o tempo necessário em que um trabalhador qualificado e especificado venha realizar a tarefa em um nível definido de desempenho. Assim, esse tempo é denominado tempo-padrão para operação.
O estudo de movimentos e de tempos, foi elaborado à partir de dois estudos. O de tempos, elaborado porTaylor, em conjunto ao de movimentos, elaborado pelo casal Gilbreth. O estudo de movimentos e tempos tinha como finalidade descobrir métodos melhores, mais simples e mais rápidos de se executar uma tarefa.
Nesse sentido, as técnicas de tempos e métodos vêm auxiliar os gestores na análise dos processos de produção e melhorar os resultados obtidos da empresa. ...
Quais os passos para Determinação do Tempo Padrão de uma Operação?
O estudo de tempos padrão definido como o processo de determinação do tempo necessário para a execução, em condições padronizadas dos trabalhos produtivos, necessita sempre de especificações prévias do método empregado para essa execução, o qual deve ter sido submetido a um estudo de métodos.
Para Barnes (1997), o tempo normal representa o tempo que um operador qualificado e treinado, trabalhando a um ritmo normal, levaria para completar um ciclo de operação. Esse tempo normal pode ser mensurado por meio da fórmula 1. Onde é o tempo cronometrado e a velocidade do operador ou fator de ritmo.
A cronoanálise consiste na cronometragem do Tempo Padrão de uma operação de cada etapa de uma linha de produção. Ela serve para ajudar a estimar e otimizar cada processo do trabalho dos funcionários, bem como estipular metas para incentivar a produtividade dos colaboradores.