O setor de mineração brasileiro, junto ao setor agropecuário é um dos mais importantes da nossa economia e muito importante para o PIB brasileiro. Por ser um grande produtor e exportador de matéria prima, especificamente no setor de mineração, algumas empresas nacionais estão, atualmente, entre as maiores companhias do mundo no setor de mineração.
Fundada como uma estatal no ano de 1942 e atualmente uma empresa privada, a Vale é uma das principais mineradoras do mundo e possui um dos maiores valores de mercado entre as companhias brasileiras. Hoje, está presente em mais de 30 países.
O Brasil é um dos maiores exportadores de minério de ferro, petróleo, celulose, proteína animal, grãos e soja, commodities com alta demanda no mercado internacional.
Já é membro? Faça login
Outro importante segmento de empresas listadas na Bolsa é o de proteína animal. O Brasil é um dos principais produtores de carne do mundo e tem algumas das maiores companhias desse setor, sendo as principais:
A Ma’aden (Saudi Arabian Mining Company) é uma empresa mineradora com sede em Riad, na Arábia Saudita, sendo a maior do setor no Oriente Médio.
Além disso, trabalha com mais de 60 ativos de mineração metalurgia e produção de petróleo. Os principais clientes da companhia são os setores automotivo, siderúrgicos, geração de energia, fabricação de baterias e petróleo.
Entre os principais BDRs listados aqui no Brasil de empresas estrangeiras ligadas às commodities, como as maiores mineradoras do mundo, além de grandes petrolíferas, temos:
Já quando você compra ações de empresas que produzem alguma commodity está, como em qualquer outra companhia, se tornando sócio dela por meio da aquisição de uma fração do seu capital.
O sucesso dependerá da capacidade dessas empresas de assumirem um papel de liderança na transição para a energia limpa e continuarem a gerar valor significativo para os stakeholders. Para isso, as mineradoras devem utilizar sua sólida posição financeira atual para enfrentar desafios, que incluem cronogramas de desenvolvimento, volatilidade de preços, riscos geopolíticos, expectativas dos stakeholders, economias de escala e escassez de recursos econômicos.
Agora, vamos conhecer quais são as principais empresas de commodities negociadas na Bolsa de Valores, seja pela produção direta desses produtos ou que deles dependem diretamente como insumos para a sua operação.
© 2019 - 2023 PwC. Neste documento, “PwC” refere-se à PricewaterhouseCoopers Brasil Ltda., firma membro do network da PricewaterhouseCoopers, ou conforme o contexto sugerir, ao próprio network. Cada firma membro da rede PwC constitui uma pessoa jurídica separada e independente. Para mais detalhes acerca do network PwC, acesse: www.pwc.com/structure. © 2019 PricewaterhouseCoopers Brasil Ltda. Todos os direitos reservados.
A partir daí, entendemos inicialmente que o desempenho da bolsa de valores brasileira (B3SA) está significativamente, correlacionada com o preço das matérias-primas, inclusive minérios. O próprio índice Bovespa (iBovespa) tem uma relevante exposição às empresas dos setores de mineração, metalurgia e siderurgia, portanto quando as commodities apresentam bom desempenho, no mercado internacional, o iBovespa tende a ter bom desempenho da mesma forma.
O significado da atividade de mineração está mudando. Embora as 40 maiores empresas do setor no mundo tenham alcançado resultados financeiros espetaculares em 2021, não está claro por quanto tempo esse nível recorde se manterá.
Entre as principais vantagens de ter empresas de mineração em uma carteira de ações de longo prazo, destacamos:
A mineradora chinesa obteve destaque por estar na 325ª posição da lista Forbes Global 2000 de 2022, sendo a 1ª entre as empresas globais de ouro e a 7ª entre as mineradoras de metais.
No conteúdo de hoje, você vai conhecer as maiores mineradoras do mundo em termos de valor de mercado, produção e ativos, além de saber o que elas extraem, além de alguns dados do setor. Se você quer aplicar em empresas de commodities, acompanhe este texto e conheça as empresas que pode incluir na sua carteira de investimentos de longo prazo.
As mineradoras já estabelecidas, com balanços sólidos, financiamento disponível e fluxo abundante de caixa livre, estão na melhor condição possível para direcionar o setor nas próximas décadas. Mas, apesar de seu tamanho e vantagens financeiras, a janela para maximizar as oportunidades de crescimento e criar valor está se fechando. As mineradoras devem se movimentar rapidamente.
Em relação à quantidade produzida, tem como risco os custos envolvidos na extração e manipulação dos minérios. Em geral, o custo de equipamentos importados tende a se elevar, em reais, nos momentos de alta do dólar. A partir disso, as mineradoras podem, em alguns casos, ser impactadas negativamente pelas altas do dólar, especialmente no que se refere aos custos em dólar nos quais as companhias do setor incorrem.
Além disso, a análise de dados históricos permite a comparação de desempenho ao longo do tempo e a avaliação do impacto de eventos externos, como crises econômicas ou desastres naturais, na indústria de commodities.