Essa medicação quando usada sempre além de perder sua eficácia fazendo com que possa ocorrer uma gravidez indesejada, também pode causar sangramentos, vômitos, náuseas e fadiga. O ministério da saúde liberou o acesso a pilula do dia seguinte mas além de se tomar certos cuidados temos que buscar orientação médica.
Um dos efeitos colaterais da pílula do dia seguinte é a alteração da menstruação. Assim, após tomar as pílulas, a menstruação poderá ocorrer até 10 dias antes ou depois da data esperada, mas na maior parte dos casos, a menstruação ocorre na data esperada com uma variação de cerca de 3 dias para mais ou para menos.
Por isso, use camisinha em todas as relações sexuais! Sangramentos de escape são normais e, na maioria das vezes, não trazem nenhum malefício para a saúde. A principal causa é o uso de anticoncepcional hormonal, principalmente se você começou a tomar há pouco tempo.
A ginecologista Ana Santos explica que, após a nidação, ocorre a completa penetração do embrião no endométrio (tecido que reveste a parede uterina) e formação da placenta para o desenvolvimento normal da gestação. Assim, se dá início alguns sintomas comuns da gravidez: Náusea e vômitos. Aversão a certos odores.
O sangramento de nidação, quando acontece, normalmente dura de poucas horas até cerca de 3 dias e o fluxo do sangramento não é grande e nem aumenta.