Você gosta de comida italiana? Seja uma pizza quentinha, uma lasanha gratinada, um macarrão ao molho ou um sorvete cremoso, as comidas italianas são uma parte deliciosa e irresistível da nossa alimentação. Mas você sabe como essas comidas chegaram ao Brasil e como elas se transformaram ao longo do tempo? Neste artigo, vamos contar a história da influência da imigração italiana na culinária brasileira, desde a chegada dos primeiros imigrantes no século XIX até os dias de hoje. Você vai descobrir como as comidas italianas se adaptaram, se difundiram, se valorizaram e se tornaram símbolos culturais no Brasil. Você vai se surpreender com as curiosidades, as receitas e as tendências das comidas italianas que fazem parte da nossa história.
Neste artigo, você conheceu a influência da imigração italiana na culinária brasileira. Você descobriu como os imigrantes italianos se adaptaram à gastronomia brasileira usando os ingredientes disponíveis e misturando com os hábitos locais; como a culinária italiana se difundiu pelo Brasil através das migrações internas, do comércio, da mídia e do turismo; como a culinária italiana se valorizou no Brasil através do resgate das tradições, da preservação da qualidade e da promoção da diversidade.
Muitos pratos têm origem italiana, tais o gnocchi, o fettuccine, a pizza, a lasanha e muitas outras delícias. Além disso, foi tão somente após a imigração que se passou a cultivar verduras e fubá nos quintais para consumo familiar e venda. O uso de embutidos, como calabresas e mortadelas, também é proveniente dos italianos.
Isso mesmo. Muitas das expressões que nós utilizamos hoje com grande familiaridade chegaram até nós por meio dos primeiros imigrantes que vieram da Itália no século XIX. Elas acabaram se tornando tão naturais que nem ao menos percebemos a sua origem italiana.
Além da gastronomia, outros aspectos da cultura italiana ainda estão bastante presentes no nosso cotidiano. Moradores do interior de Santa Catarina e Rio Grande do Sul ainda mantêm um forte sotaque italiano. Muitos paulistanos, especialmente de bairros que receberam muitos imigrantes, como o Bixiga e Mooca, também preservam um modo italianado de falar.
Mora no sul do Brasil onde tem forte influência alemã? Conheça também as costumes da Alemanha para saber se herdamos algo.
A culinária italiana era uma forma de preservar a identidade e a memória dos imigrantes, mas também de se adaptar à gastronomia brasileira. Os imigrantes usavam os ingredientes disponíveis no Brasil, como o milho, a mandioca, o feijão e a carne de porco, e misturavam com os hábitos locais, como o uso da farinha de mandioca, do caldo de carne e do tempero verde. Eles também incorporavam alguns ingredientes trazidos da Itália, como o trigo, o queijo e o vinho, que eram cultivados nas colônias ou comprados nas mercearias.
Desde o início, a força de trabalho italiana causou enorme impacto na economia brasileira. Muitos imigrantes, após anos de trabalho na colheita de café, conseguiram juntar dinheiro suficiente para comprar suas próprias terras e acabaram tornando-se fazendeiros. Além disso, famílias como os Martinelli e os Matarazzo foram de grande importância para o segmento industrial.
Com tantos imigrantes, os costumes da Itália chegaram para ficar. Entre as principais tradições que caíram no gosto dos brasileiros estão a gastronomia, a arquitetura, a língua, as festas e a cultura familiar.
Que tal experimentar as diferentes comidas italianas que existem no Brasil? Você pode visitar as colônias italianas nas cidades ou no campo; você pode ir aos restaurantes especializados em culinária italiana nas capitais ou no interior; você pode fazer cursos de gastronomia italiana nas escolas ou nas instituições culturais; você pode participar de intercâmbios culturais entre o Brasil e a Itália.
Para exemplificar a forte influência de comidas típicas da Itália na gastronomia brasileira, podemos começar pelos doces: as famílias brasileiras possuem o costume de comprar um panetone para comer no dia de Natal, não é? Pois é!
A imigração de italianos para o Brasil afetou não somente a história brasileira, mas também os costumes e as tradições dos brasileiros, com um destaque especial para as famílias ítalo-brasileiras. Vamos conhecer algumas das tradições italianas que caíram no gosto dos brasileiros e aquelas que foram deixadas em segundo plano também.
São, também, amplamente utilizados na cozinha italiana: alho, cebola, atum, presunto, anchova, mussarela de búfala, tomate e alcaparra. ... Conheça alguns costumes italianos incorporados pelos brasileiros, segundo Mariana: A berinjela: No Brasil não era um costume consumir grande variedade de frutas e verduras.
Em 1914, a imigração de italianos para o Brasil ainda era muito forte e o time foi criado com o objetivo de unificar a comunidade italiana no Brasil, principalmente na cidade de São Paulo. Porém, durante a Segunda Guerra Mundial, o Brasil passou a ser um aliado dos Estados Unidos contra o Eixo (Itália, Alemanha e Japão) e, com isso, todas as manifestações que remetessem de algum modo à cultura italiana foram proibidas. Assim, o time mudou o seu nome para “Sociedade Esportiva Palmeiras”.
Como você deve ter percebido por meio dessa curta lista, os imigrantes que vieram da Itália entre os séculos XIX e XX foram os responsáveis por influenciar a cultura brasileira de diversas formas.
Podemos citar, por exemplo, a palavra “gazeta”, que é muito utilizada pela língua italiana na forma de “gazzetta” e inclusive estava presente em um dos primeiros jornais de circulação nacional do país: o Gazzetta del Popolo.
As iniciativas que valorizam a culinária italiana no Brasil têm várias funções na sociedade brasileira. Elas servem como comunicação social ou digital, pois são divulgadas nas redes sociais ou nos aplicativos. Elas servem como conscientização ambiental ou social, pois são produzidas com responsabilidade e solidariedade. Elas servem como valorização da diversidade e da inclusão, pois são acessíveis e respeitosas.
Poucas pessoas sabem, mas o costume da Itália do tradicional “almoço de domingo”, em que pratos especiais são preparados e todos os familiares se unem, normalmente na casa dos avós da família, é uma das tantas tradições italianas que caíram no gosto dos brasileiros.
Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.
Com a difusão do costume pelos imigrantes, incluindo aqueles que faziam parte da gastronomia, e a tradição dos mesmos de cultivarem verduras e frutas nos próprios quintais para consumo próprio, os brasileiros passaram a fazer o mesmo. Como consequência, hoje em dia o consumo de verduras e de frutas é largamente incentivado dentro da gastronomia brasileira.