Nuvens
cúmulus: As cumulus são formadas a baixas altitudes, têm desenhos bem definidos e contornos nítidos. Estratos: são bem longas, estão geralmente na superfície como se fossem nevoeiros, cobrem longas e largas faixas no horizonte. Nimbos: As nimbos indicam chuva, são mais escuras e têm aspecto de estarem sempre pesadas.
1 km
Quando ficam maiores, transformam-se em cúmulos-nimbos, que produzem raios, trovões, granizo e chuvas muito intensas, acompanhadas de fortes rajadas de vento. Estratos: formam uma camada de nuvem cinza, uniforme e lisa; produzem garoas e fortes nevoeiros. Cirros: são altas e delicadas, parecem até pinceladas no céu.
nim·bo bo. 1. [ Meteorologia ] Nuvem grande, espessa e escura, de baixa altitude, que se desfaz em chuva ou neve.
As nuvens são causadas pelo arrefecimento do ar até a condensação da água, devido à subida e expansão do ar. É o que sucede quando uma parcela de ar sobe para níveis onde a pressão atmosférica é cada vez menor e o volume de ar se expande.
Incêndio é o fogo que devora, segundo o dicionário, o fogo que avança fora de controle. O Corpo de Bombeiros Militar classifica como Incêndio Florestal (ou simplesmente IF) o incêndio em vegetação em área rural, mesmo se for em área antropizada (agrícola) ou de vegetação nativa.
Os incêndios florestais podem ser causados por: – fagulhas provenientes de locomotivas ou de outras maquinas automotoras, consumidoras de carvão ou lenha; – perda de controle de queimadas, realizadas para “limpeza” de compôs; – incendiários e/ou piromaníacos.
Tipos de queimadas
Fazer uso de fogo em áreas agropastoris sem autorização do órgão competente ou em desacordo com a obtida: Multa de R$ 1.
Crime ambiental - Provocar incêndio em mata ou floresta é crime ambiental definido no artigo 41 da Lei de Crimes Ambientais, com previsão de pena de reclusão de dois a quatro anos, assim como causar incêndio expondo a vida, integridade física ou patrimônio de outro a perigo sujeita o infrator à reclusão de três a seis ...
O “Brasil em chamas” é notícia no mundo inteiro: a biodiversidade, os povos e os territórios da Amazônia, do Cerrado e do Pantanal seguem no curso da destruição.