Condrictes, ou peixes cartilaginosos, são peixes cuja principal característica é a presença de um esqueleto constituído predominantemente por cartilagem. ... A principal característica desses organismos é que eles possuem um esqueleto constituído por cartilagem, embora possam ser impregnados com cálcio.
Podemos classificar os peixes em dois grandes grupos bastante diferentes entre si: os condrictes (peixes cartilaginosos) e os osteíctes (peixes ósseos). ... Os peixes ósseos possuem uma membrana que recobre as fendas branquiais, enquanto os peixes cartilaginosos possuem suas brânquias expostas, sem nenhuma proteção.
A principal característica dos Condríctes consiste em seu endoesqueleto cartilaginoso; o crânio destes peixes também é único e sem suturas, assim como suas maxilas. ... Desta forma, a flutuabilidade dos Condrictes está intrinsecamente relacionada ao fígado, que atua regulando a densidade destes animais.
Muitos peixes ósseos apresentam a bexiga natatória. Esta estrutura funciona como uma boia interna que reduz a densidade total do corpo. ... Diferentemente dos peixes ósseos que utilizam uma bexiga natatória, os peixes cartilaginosos utilizam outra estrutura para gerar flutuabilidade neutra.
Podemos dizer que a bexiga natatória funciona como uma bóia que facilita a flutuação. Os peixes cartilaginosos não possuem bexiga natatória. Assim, o tubarão, por exemplo, controla sua posição na água somente pela seu constante nado. A bexiga natatória está em contato com o sangue do peixe.
A HFNI é uma síndrome que se caracteriza pelo acúmulo de líquidos nas cavidades (derrame pleural e ascite) e tecidos fetais (anasarca), edema de placenta e polidrâmnio na ausência de aloimunização materna. Constitui-se em uma verdadeira insuficiência cardíaca congestiva de manifestação intra-uterina.
Hidropsia fetal é uma condição grave que acomete o feto , definida como acumulação anormal de líquido em tecidos fetais, com consequente edema ou derrames cavitários.
O Derrame Pleural Fetal também está entre as doenças fetais perigosas. É caracterizado pelo acúmulo de líquido na cavidade pleural do feto. Apesar de ser uma alteração benigna na maioria dos casos, pode provocar óbito fetal ou neonatal.
O derrame pleural é tratado quando é muito grande e provoca sintomas como dor intensa ou falta de ar, pois quando é pequeno pode ser absorvido pelo organismo, sendo apenas necessário fazer novos raio X para observar a sua evolução.
Como acontece o Derrame de Pericárdio Assim, um maior volume de líquido pericárdico pode aumentar significativamente a pressão sobre o coração. Dessa forma, acaba prejudicando o seu funcionamento e podendo levar ao tamponamento cardíaco. Em alguns casos, o coração pode chegar a parar de bater e o risco de morte é real.