Resposta:há nele um jogo simétrico de contraste ,expresso por pares antagônicos com sol/lua, dia/noite, luz/sombra, tristeza/alegria etc, que compõe a figura da antítese. As figuras de linguagens são um das principais características do Barroco. Dentre elas tem destaque, justamente, a antítese, constante nesse poema.
São exemplos de manifestações artísticas do barroco as obras literárias de Bento Teixeira (em especial Prosopeia, de 1601, poema épico que "Inaugura" este estilo da Contrarreforma em terras brasileiras), as estátuas de Aleijadinho (como a dos Profetas e dos Apóstolos) e as Igrejas do período colonial (como as de Ouro ...
Quais autores Barrocos tiveram mais destaque?
Num período em que não havia separação entre Estado e Igreja, a arte foi vista como forma de doutrinação, em especial na catequese dos índios e africanos. Foi uma forma de dominação cultural que impôs outra religiosidade e outra visão do mundo, em grande parte baseadas no poder de convencimento das artes.
A arte barroca procura comover intensamente o espectador. Nesse sentido, a Igreja se converte numa espécie de espaço cênico, num teatro sacrum onde são encenados os dramas. O Barroco é o estilo da Reforma católica também denominada de Contra-Reforma.
Período artístico que, no Brasil, iniciou-se nos séculos XVII e XVIII, a partir do ciclo do ouro. ... O Barroco, apesar de ter sido iniciado na Bahia, com o chamado Barroco Açucareiro, teve em Minas o seu ponto alto como arte, quer seja na escultura, arquitetura, pintura ou música.
O traço principal do estilo barroco é a tensão entre espírito e matéria, céu e terra, razão e emotividade, contenção e derramamento, cientificismo e religiosidade. ... No Brasil, os principais autores do Barroco foram Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira.
A arte barroca domina, os temas religiosos, ricos em detalhes e formas, a expressão dramática dos personagens, a preferência pelas curvas e contornos sobre as figuras geométricas, a importância da iluminação e o uso da luz e das sombras, o uso do contraste para mostrar a intimidade entre deuses e relacionamento de ...
O estilo barroco é caracterizado por movimentos exagerados e detalhes claros usados para produzir drama, exuberância e grandeza em escultura, pintura, arquitetura, literatura, dança e música.
Uma das mudanças foi a criação da Companhia de Jesus, ordem jesuíta que tinha como objetivo difundir a fé católica entre os povos não-cristãos e construir grandes igrejas. E é nesse processo de construção e decoração que nasce a arte barroca.