Você pode ter pego a sífilis de um outro parceiro, há muito anos atrás e não ter desenvolvido sintomas. Você pode estar na fase latente e sem nenhuma lesão da sifilis. Assim, você tem a sífilis e não transmitiu para o seu parceiro atual.
Sim, poderá amamentar o seu bebé, pois a infeção não pode ser transmitida ao seu bebé através do leite materno. Há algo mais que eu tenha de saber? Mesmo que tenha sido tratada à sífilis, pode ser infetada novamente se o seu parceiro não tiver sido testado e tratado.
Uma pessoa pode transmitir a sífilis mesmo sem ter sintomas. Mas o diagnóstico sempre aparece teste específicos. Para se saber o tempo máximo de janela imunológica da sífilis, ou seja, até quanto tempo um teste pode ainda ficar positivo após o contato de risco, deve-se avaliar o tipo de teste utilizado.
Conheça algumas doenças que não impedem a amamentação
- Sífilis terciária: considerada a fase mais perigosa da sífilis, ela pode deixar a pessoa com sequelas ao comprometer órgãos como o cérebro, podendo levar a quadros psiquiátricos ou neurológicos bem graves, como a demência e a cegueira. Há também lesões da artéria aorta, do coração e outros órgãos vitais.
A sífilis é uma doença sexualmente transmissível grave que, quando é devidamente tratada, tem 98% de chance de cura. A cura da sífilis pode ser alcançada em apenas 1 ou 2 semanas de tratamento, mas quando ela não é tratada ou não é tratada corretamente, pode perdurar por 2 anos ou mais.
As novas lesões são caracterizadas como manchas rosadas ou pequenos caroços acastanhados que surgem na pele, na boca, no nariz, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, podendo haver algumas vezes também descamação intensa da pele.
Evidentemente, a principal via de transmissão é mesmo a sexual. O período de incubação, ou seja, o tempo para a sífilis se manifestar após o contágio, dura, em média, 21 dias, podendo variar entre 3 e 90 dias."
Só que é uma ferida que não dói nem coça – por isso, passa despercebida na maioria das vezes. Ela surge entre 10 e 90 dias após o contágio.
A vantagem do uso de Benzetacil é que ela começa a fazer efeito de 15 a 30 minutos após a aplicação e a sua ação se prolonga por um período que vai de 1 a 4 semanas. Dessa forma, é possível eliminar a necessidade de tomar medicação via oral.
Só é contagiosa nos estágios primário e secundário e, às vezes, durante o início do período latente.
Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou ser transmitida para a criança durante a gestação ou parto.
A sífilis pode ficar encubada no organismo por 10, 20, até 30 anos. “Essas lesões podem afetar o cérebro, o coração, a artéria aorta, pode provocar lesões nos ossos, pele, cartilagem.
Com a infecção corretamente tratada, o VDRL tende a se negativar entre 9-12 meses, embora a reatividade em baixos títulos (< 1:8) possa perdurar por vários anos ou até por toda a vida.
O ideal é repetir o testes após 2 ou 3 meses do final do tratamento. Você pode fazê-lo antes, mas provavelmente não haverá maiores alterações das titulações sem haver falha de tratamento, apenas pelo curto período .
Esse título significa que mesmo diluindo o sangue em 16 vezes ainda é possível identificar anticorpos. Títulos mais baixos, como 1/1, 1/2, 1/4 e 1/8, indicam que é possível que se tenha sífilis, pois após uma, duas, quatro ou oito diluições ainda foi possível detectar os anticorpos.
Reagente Reagente Podem significar sífilis ativa, sífilis latente ou sífilis tratada. Para esclarecer o caso, deve-se analisar a história do indivíduo (dados clínicos e epidemiológicos). Reagente (geralmente em títulos baixos) Não reagente Provavelmente é uma reação cruzada e esse resultado um falso-positivo.
VDRL positivo e FTA-ABS (ou TPHA) positivo confirmam o diagnóstico de sífilis. VDRL positivo e FTA-ABS (ou TPHA) negativo indicam outra doença que não sífilis. VDRL negativo e FTA-ABS (ou TPHA) positivo indicam sífilis em fase bem inicial ou sífilis já curada ou sífilis na fase terciária.
O VDRL é considerado positivo quando seu título for igual ou superior a 1/16. Títulos inferiores são considerados falso-positivos quando os testes treponêmicos forem negativos. Entretanto, algumas condições estão associadas com VDRL reagente e ELISA não reagente, sem história prévia de sífilis.
VDRL reagente 1/2 Portanto, se o resultado for 1/2, quer dizer que foi possível identificar o anticorpo mesmo após 2 diluições no sangue. Este é o título não caracteriza diagnóstico. O resultado é caracterizado como diagnóstico somente a partir de valores maiores de 32 diluições, ou seja, 1/32.
O VDRL é um exame de sangue para diagnosticar sífilis. O teste identifica anticorpos que o organismo produz para combater a bactéria Treponema pallidum, causadora da doença - logo, só apresentam esses anticorpos no organismo aquelas pessoas que já entraram em contato a bactéria.
O exame de VDRL (Ve- nereal Disease Research Laboratory), utilizado por muitos anos como diagnóstico de sífilis, é um teste não treponêmico, que, apesar de ter uma sensibilidade elevada, apresenta uma baixa especificidade, com resultados falso-positivos relacionados a vários interferentes.
Interpretação dos resultados
O VDRL é o exame mais simples e mais utilizado como rastreio da sífilis. O seu resultado é dado em formas de diluição, ou seja, um resultado 1/8 (1:8) significa que o anticorpo foi identificado até 8 diluições; um resultado 1/64 mostra que podemos detectar anticorpos mesmo após diluirmos o sangue 64 vezes.
Teste de Sífilis - R$25,20 à vista - Labi Exames.
Onde fazer os testes de HIV, sífilis e hepatite B e C? O SUS disponibiliza gratuitamente o teste de HIV, sífilis e hepatites B e C. Procure uma unidade básica de saúde da rede pública ou os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).