Sim e possível dizer que existe uma relação entre os seres humano e abelha,porque esta relação consiste através o mel que as abelha nos da. Que e muito importante para a saúde dos seres humanos.
As abelhas compõem os fatores bióticos (organismos vivos) dentro do ecossistema. A relação ecológica entre abelhas e plantas é harmônica, na qual as duas se beneficiam, através do chamado mutualismo. ... As abelhas se alimentam do néctar da planta, beneficiando-a através da polinização.
A vida das abelhas é crucial para o planeta e para o equilíbrio dos ecossistemas, já que, na busca do pólen, sua refeição, estes insetos polinizam plantações de frutas, legumes e grãos. ... Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana.”
O que ocorre entre abelhas e flores é conhecido como mutualismo, onde o estilo de vida das duas espécies que se relacionam depende fortemente uma da outra, a flor sem a abelha não consegue espalhar o pólen e se reproduzir, a abelha sem a flor não consegue adquirir o néctar e consequentemente produzir o mel.
As abelhas utilizam a colmeia para abrigar sua progenitura, criá-las e estocar o mel. As abelhas domesticadas têm suas sociedades construídas em apiários.
Sociedades são relações ecológicas estabelecidas entre organismos de uma mesma espécie que se organizam de modo que todos trabalhem em prol do sucesso do grupo, ou seja, vivem de modo cooperativo. ... Geralmente há na sociedade uma divisão de tarefas entre os organismos que estão associados.
O exemplo clássico desse tipo de colônia é a caravela-portuguesa, que é formada por uma variedade de indivíduos com diversas funções. ... Percebe-se, assim, que essa relação ecológica é baseada na cooperação, em que cada indivíduo tem papel crucial para a colônia.
Ambas são beneficiadas, as abelhas utilizam do pólen para fabricar seu alimento, enquanto as flores têm seu pólen espalhado e misturado podendo assim se reproduzir e brotar mais flores. A relação é de mutualismo.
A sociedade é uma relação ecológica harmônica intra-específica. Na maioria das espécies de abelhas, esta forma de organização é altamente concisa, havendo divisão de atividades entre os organismos que possuem diferenciações anatômicas de acordo com a função que realizam, geralmente acompanhando o dimorfismo sexual.
Esse tipo de relação entre duas espécies diferentes e que traz benefícios para ambas é chamada mutualismo. Os animais polinizadores obtêm alimento e a planta se reproduz.
Relações ecológicas interespecíficas são relações que ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes. ... - Predação (ou predatismo): uma espécie animal captura, mata e come indivíduos de outra espécie animal – as presas. Esse é um mecanismo que regula a densidade populacional de presas e predadores.