Porque o paladar depende do olfato??? O olfato tem importante papel na distinção dos alimentos, trabalhando junto com o paladar para fornecerem ao cérebro informações a respeito de comidas e bebidas. Enquanto mastigamos, sentimos simultaneamente o paladar e o cheiro.
Água à temperatura ambiente é uma excelente solução para limpar o palato e a língua. Beba um pouco de água ou faça um bochecho, depois engula ou cuspa. A água muito quente ou muito fria é menos eficiente para neutralizar as partículas residuais de comida, que estão sempre influenciando o paladar.
Cada um dos sentidos – visão, audição, tato, olfato e paladar – possui características e peculiaridades próprias, que vão participar ativamente na percepção final dos alimentos.
Além disso, comer devagar melhora a prisão de ventre e a digestão, já que quanto mais vezes se mastiga e se engole pequenas porções de alimento, mais estímulo se envia para o intestino se movimentar e maior é a produção de saliva.
Comer devagar emagrece porque dá tempo de a sensação de saciedade chegar até ao cérebro, indicando que o estômago está cheio e que é o momento de parar de comer.
Os dentes são estruturas resistentes que estão localizadas em nossa boca e possuem como função a quebra do alimento em partículas menores para facilitar a ação de enzimas digestivas. Os dentes são estruturas essenciais no processo de digestão.
A recomendação dos especialistas é que cada porção de alimento seja mastigada cerca de 30 a 50 vezes, dependendo de sua consistência. “No caso de alimentos muito sólidos, principalmente carnes bovinas, o ideal é mastigar pelo menos 30 vezes antes de engolir”, diz Petrungaro.
O ideal é mastigar o alimento até dissolvê-lo o máximo possível na boca e é importante alternar os lados da arcada dentária. Os movimentos podem variar entre 20 a 40 vezes, dependendo da consistência do alimento a ser mastigado. Veja, a seguir, alguns cuidados para realizar uma mastigação adequada: Não exagere.
O que fazer para comer mais devagar