Alguns cães podem acabar por se lamber muito por causa do estresse devido ao tédio. O fato de ficar muito parado pode resultar nesse tipo de comportamento. Lamber as patas é apenas uma ação que reduz o nível de cortisol no corpo. Como dito, o tédio e o estresse podem acarretar esse tipo de comportamento.
Na maioria das vezes, os cãezinhos mordem suas patas por estarem com algum machucado na região ou então por questões psicológicas e emocionais — como ansiedade e estresse.
Os principais remédios indicados são as acaricidas, geralmente ivermectina, selamectina, moxidectina e milbemicina oxima. Além desses medicamentos, você pode optar por remédios caseiros como o Aloé vera, que diminuem a sensação de coceira e auxilia na cicatrização da pele do seu cachorro.
Como fazer a limpeza dos olhos dos cachorros?
Um cachorro com olho inchado sempre é motivo de preocupação entre os tutores. Sintoma característico de diversas afecções, o inchaço local pode estar ligado a problemas que vão desde alterações congênitas até traumatismos, passando por alergias e infecções.
O que é olho inchado? O edema ocular ou “olho inchado” pode ser devido a uma inflamação nos olhos (olhos inflamados), uma infeção ocular, a lesões oculares ou traumas, a alergias que afetam o olho, entre outras causas menos frequentes.
4 truques para diminuir o inchaço dos olhos em menos de 5 minutos...
A cegueira pode se manifestar em um cachorro por diferentes causas. O problema pode ser resultado da idade avançada do cão, de doenças infecciosas, diabetes, glaucoma, entre outras patologias. Mas existe também uma causa frequente que é bastante triste e lamentável: os maus tratos ao animal.
Pode ser que o cãozinho já tenha nascido com algum problema congênito que leve à perda visual. As causas genéticas estão associadas a problemas preexistentes, ou seja, o animal pode ter um defeito genético em alguma porção do olho e isso pode evoluir, em algum momento, para a cegueira.