Algumas cozinhas utilizam e denominam o cozinheiro como o único profissional do estabelecimento (geralmente pequenas cozinhas) que tem como principais funções a de organizar e supervisionar os serviços de refeições, auxiliando no planejamento de cardápios e elaborando o pré-preparo e a finalização de alimentos, ...
“Na verdade, o chefe de cozinha tem uma função semelhante a um gerente geral. Só que no funcionamento de uma cozinha. ... Desta forma, o cozinheiro é aquele que tem uma formação prática e que atua direto dentro da cozinha, preparando e finalizando comida para o consumo.
A cozinha profissional atua em diversos ramos de negócios e tem como função o preparo de alimentos de forma dinâmica e rápida. Na cozinha profissional, você prepara alimentos congelados, refeições, consome no mesmo local e retira a refeição do cliente.
Chef de partie (chefe de praça ou partido)
Sem sombra de duvidas o que a maioria dos cozinheiros almeja, antes de ser chefe, é ser subchefe da cozinha de um bom restaurante. ... Tecnicamente o subchefe é o cozinheiro mais experiente da brigada e ajuda o chefe a coordenar e monitorar a brigada e na ausência do chefe assume o comando.
Georges-Auguste Escoffier
O tournant é o coringa da cozinha, trabalha no lugar em que for preciso em toda cozinha. O garde-manger é o responsável pelos pratos frios, saladas, tira-gostos frios, patês e similares.
Na cozinha, o garde manger é o profissional responsável pela preparação dos pratos servidos frios ou em temperatura ambiente (saladas, molhos, antepastos e conservas), pela chacuteria (linguiças, terrines, galantines e patês) e pelo serviço de quarto em hotéis.
A cozinha ainda é dividida em dois principiais setores: cozinha fria e quente. ... COZINHA FRIA: Chef Garde-manger – responsável pelos pratos frios, como entradas, saladas e bufê frios.
Contudo, em geral, a cozinha industrial precisa ter duas áreas definidas, que são a área de pré-preparo e a área de acabamento. Quanto maior for o porte do estabelecimento, certamente, maior vai ser as subdivisões da cozinha industrial, podendo ter área para panificação, confeitaria, cozinha quente, cozinha fria e etc.
Conheça abaixo as principais funções para trabalhar em um restaurante:
8 dicas para montar sua primeira cozinha industrial
O valor a ser investido para equipar uma cozinha industrial gira em torno de R$ considerando todos os equipamentos e máquinas que devem ser adquiridos.
Devem ter no mínimo 2,00m de largura, a fim de permitirem a entrada de equipamentos e a circulação sem comprometer a segurança da área.
Armários e estruturas em madeira são proibidos. Sempre aconselhamos materiais feitos de Aço Inox, pois possuem uma durabilidade muito maior, além de ser o tipo de material mais indicado para ser utilizado no ramo alimentício já que não libera odor ou gosto.
O forro de pvc para cozinha industrial deve ser de qualidade e apto para suportar temperaturas elevadas. Esse tipo de forro, deve ser produzido com materiais resistentes e duráveis, proporcionando tranquilidade aos seus utilizadores.
Tamanho do restaurante O ideal é que o restaurante reserve de 60% a 70% do tamanho total do local para o salão, sendo o restante dividido entre a cozinha, estoque e banheiros. A partir disso, você precisa calcular qual a capacidade máxima do seu espaço, o número de pessoas por metro quadrado.
Ao planejar o tamanho de um restaurante, não ignore áreas de trabalho menores. Um restaurante pequeno precisa de pelo menos 6 m² para receber e inspecionar carregamentos e de 9 a 14 m² para armazenar alimentos secos. Uma área de lavar louça com apenas uma máquina em um restaurante pequeno precisa de 16 m².