As configurações do BIOS permitem ajustar o funcionamento do chipset. Podemos alterar configurações como a velocidade de transferência de dados entre os diferentes componentes da placa-mãe, sequência de inicialização do sistema e processos que iniciam automaticamente ao ligar o computador.
O BIOS, Sistema Básico de Entrada/Saída, ("Basic Input/OutputSystem") é o sistema de ativação de entradas e saídas, ou seja, é o programa básico do computador, encarregado de ativar seus recursos como processador, placa de vídeo, unidades de disco (disco rígido, CD, disquete, pendrive) mouse, teclado, monitor, memória.
Resposta: POST (Power on self test, que em português é algo como "Auto-teste de inicialização") é uma sequência de testes ao hardware de um computador, realizada pela BIOS, responsável por verificar preliminarmente se o sistema se encontra em estado operacional.
Isso dependerá do fabricante da sua placa-mãe. Cada um escolhe uma tecla, ou uma combinação de teclas, que melhor lhe convém. Geralmente as teclas F1, F2, F10, DEL, ESC e as combinações CTRL + ALT + ESC ou CTRL + ALT + DEL são utilizadas para acessar o BIOS, mas às vezes elas são utilizadas para outras coisas também.
Solução
Ligue o computador.
Nos computadores com Windows, é possível descobrir a versão instalada através do Prompt de Comando, acessando o menu da BIOS e, em computadores com o Windows 8 pré-instalado, através da interface UEFI, que permite que você acesse a BIOS sem reiniciar o computador.
O boot de um sistema existe por duas razões: testar o hardware e iniciar o sistema operacional. ... A segunda etapa consiste em colocar os arquivos de inicialização do sistema operacional na memória RAM, para que ele seja iniciado. Dessa forma, após a tela de abertura, você poderá usar seu computador normalmente.
A sequência de inicialização padrão determina o dispositivo prioritário de inicialização do computador. Para inicializar por um DVD, CD-ROM ou dispositivo USB, deve haver arquivos inicializáveis instalados ou o PC pode ignorar o dispositivo e carregar o que estiver instalado no PC local.
Antes de tudo, reinicie o seu computador. Depois, aperte a tecla que ativa a BIOS, seja ela F2, F8, F12, Del ou Esc ― provavelmente é uma delas. Na BIOS, consulte o manual para alterar a ordem de inicialização ou procure pelos dispositivos de boot e selecione o seu pen drive (normalmente sinalizado por USB).
Quando o botão de ligar é pressionado, a fonte leva eletricidade para a placa-mãe, que em seguida ativa o processador e o cooler.
Apesar do mais comum ser dar boot a partir do CD-ROM para instalar o sistema e a partir daí dar boot a partir do HD, existe também a possibilidade de dar boot a partir de pendrives, HDs externos e outras unidades de armazenamento removível e também dar boot através da rede.