Porque A Pele Dividida Em Camadas?

Porque a pele dividida em camadas

A pele possui algumas estruturas especializadas que auxiliam em diversas funções do corpo. Essas estruturas são os chamados anexos da pele e incluem os pelos, unhas e glândulas sebáceas e sudoríparas. Sobre as glândulas, marque a alternativa correta:

Você pode se interessar também

A pele é responsável pela proteção, regulação da temperatura e pela sensação do tato, ou seja, a sensibilidade de cada indivíduo.

Você sabia que a pele é o maior órgão do corpo humano? Apesar de parecer apenas um tecido de revestimento, a pele é um conjunto de tecidos que se apresentam em camadas formando esse longo órgão que reveste nosso corpo.

O que é a pele?

<strong>O que é a pele?</strong>

Esta camada é a responsável pela elasticidade e resistência da pele, dado que é formada por fibras de colágeno, elastina e gel coloidal. É também aqui que se encontram os vasos sanguíneos e linfáticos, glândulas sebáceas, glândulas sudoríparas e folículos pilosos. É por isso que se você sente frio, calor, dor, cócegas e prazer, é graças à derme e às terminações nervosas presentes nela, que dão origem a essas sensações. Junto com isso, também podemos citar a percepção de diferentes texturas.

A derme é a camada média da pele e é nela que encontramos componentes essenciais para o bom funcionamento do corpo, como vasos sanguíneos e os nervos. “A derme é uma camada que fica entre a epiderme e a hipoderme, a hipoderme é a camada de gordura. A derme é aquela camada que tem todas as células, os vasos, os nervos, o colágeno, as fibras elásticas e o ácido hialurônico estão na derme”, define a dermatologista Fabiana Wanick.

A epiderme e a derme constituem as principais camadas da pele além das estruturam anexas que são as unhas, pelos e as glândulas sebáceas e sudoríparas

É constituída por um conjunto de células epiteliais, chamadas queratinócitos, que se dispõem como tijolos de forma a formar o tecido. Fazem ainda parte dela os melanócitos, que produzem a melanina (responsável pela cor da pele) e células de Langerhans, que fazem parte do sistema imunológico.

Então a derme tem a função de manter a nossa pele hidratada, coesa, resistente e elástica porque está tudo ali, todas as proteínas, fibras e todos os vasos”, completou a dermatologista. Além disso, a derme age com uma camada amortecedora de golpes externos na pele e ajuda na regeneração de lesões do corpo.

Hipoderme

Hipoderme

A hipoderme é um tecido subcutâneo que não faz parte da pele. Ela é a camada mais interna e está em contato direto tanto com a derme quanto com outros órgãos, músculos e ossos.

Outra função essencial presente na derme é a manutenção da temperatura corporal. Quando o nosso organismo percebe essa necessidade, acontece uma dilatação ou contração dos vasos sanguíneos que provoca o aquecimento ou esfriamento do corpo

Qual a função da pele?

A pele desempenha todas essas funções e é dividida em três camadas, a epiderme, a derme e hipoderme. Para classificar cada uma delas e decifrar a função de cada camada da pele separamos as seguintes informações:

Além disso, a pele mantém o equilíbrio de hidratação. A nossa pele não é completamente permeável, então ela tem uma cobertura que mantém o nosso corpo equilibrado em relação à hidratação, a gente não perde tanta água pro meio ambiente exatamente por conta dessa dessa impermeabilidade que mantém esse equilíbrio de hidratação”, explica a dermatologista.

Na derme também está presente a inervação da pele, composta por nervos e terminações nervosas, que conferem à pele a sensibilidade a pressão, temperatura, dor, prurido e tato.

Derme

No passo de hidratação, aposte no Sérum Facial Hialurônico Preenchedor, enriquecido com 1,5% de ácido hialurônico, ele proporciona hidratação para pele além de um tratamento de redução de marcas, reduzindo 40% nas 4 primeiras semanas de uso. Para completar, aposte no Creme Cuidado Diurno ou Creme Cuidado Noturno na sua rotina skincare.

Na derme também podem ser encontrados vasos sanguíneos, vasos linfáticos, nervos, terminações nervosas, os folículos pilosos que dão origem aos pelos, as glândulas sudoríparas e as sebáceas.

A principal função da epiderme é a proteção, é aquela barreira protetora contra as substâncias e todos os micro-organismos. Além disso, a epiderme também mantém a pele impermeável, uma vez que a gente tem um manto lipídico, ou seja, uma camada de gordura que cobre a camada córnea e mantém todas as células aderidas. Então isso mantém o nosso corpo impermeável”, conclui a Dra. Fabiana Wanick.

Como cuidar da pele?

Além disso, a pele também mantém o equilíbrio dos eletrólitos, que são as substâncias e os sais minerais que a gente tem no nosso corpo. Por exemplo, quando a gente transpira demais a gente perde muitos eletrólitos, a gente perde muito sódio, então a pele ajuda no equilíbrio dos eletrólitos por conta disso”, completa.

São estruturas derivadas do ectoderma, como pelos, unhas, glândulas sebáceas e sudoríparas, que fixam-se na derme através da epiderme. Estas fazem parte como componentes da pele, sendo fundamentais para execução de funções do órgão.

Últimos artigos

Últimos artigos

Além das funções que ajudam no bom funcionamento do nosso corpo, a pele também desempenha a função sensorial do corpo ajudando na percepção das sensações. “Ainda tem a percepção do tato e da tão percebida pelos sensores. A gente tem sensores nervosos que ajudam na percepção do tato e da dor”, fala a Dra. Fabiana Wanick.

d) As glândulas sebácea e sudorípara são exemplos de glândulas endócrinas, ou seja, que eliminam sua secreção na corrente sanguínea.

Além disso, quanto mais gordura mais fofinha vai estar a nossa pele, com isso ela vai estar com uma melhor proteção mecânica. Como se fosse um colchão, quanto mais espesso o colchão mais o que está embaixo fica protegido. A camada de gordura ajuda a manter a temperatura e também pode guardar algumas substâncias, e alguns hormônios. Ela ainda pode ajudar na produção de alguns hormônios e também funciona como um armazenamento e uma fonte de calorias como um todo”, completa.

O que são anexos da pele e quais são eles?

Na pele são observadas várias estruturas anexas: os pêlos, as unhas e as glândulas. Os pêlos se originam no folículo piloso e estão distribuídos por quase todo o corpo. Têm a função de proteção, restringem a dispersão de calor.

Que tipo de substância consegue atravessar facilmente as camadas da pele?

Para além disso, dado que as substâncias solúveis em gordura conseguem atravessar o manto superficial e chegar facilmente a estas camadas contínuas, existem determinadas substâncias que conseguem ser absorvidas e chegar às camadas profundas da pele ou passar para a circulação sanguínea, um princípio aproveitado para a ...

Quais os anexos da pele diga a função de cada um?

Três estruturas da pele, derivadas da epiderme, são extremamente importantes na adaptação dos mamíferos ao meio terrestre: pêlos, que auxiliam no isolamento térmico; glândulas sudoríparas, que desempenham o papel importante na regulação da temperatura corpórea; e glândulas sebáceas, que lubrificam a pele e estruturas ...

Quais são as funções dos anexos da pele?

Possui diversas funções, sendo elas: proteção contra lesões, atrito, invasão de bactérias e dissecação, termorregulação corporal, percepção sensorial contínua do ambiente (tato, temperatura e dor), excreção de diversas substâncias (pelas glândulas sudoríparas), proteção contra os raios ultravioleta (por conta da ...

Quais as etapas de absorção cutânea?

A absorção cutânea envolve três etapas distintas: a dissolução do ingrediente ativo no veículo, a difusão do ingrediente ativo solubilizado do veículo para a superfície da pele e a penetração do ativo através das camadas da pele.