A palavra Foz do Iguaçu pode ser dividida entre: ü (água, rio) e wa'su (grande). Ou seja, um “rio caudaloso”. O próprio nome já mostra a importância da união dos principais rios da região: o Rio Paraná, e o Rio Iguaçu. A grafia indígena também demonstra os primeiros habitantes da região.
Em 1914, de fato um municipio – A emancipação da Vila Iguaçu ocorreu em 10 de junho de 1914, tendo como primeiro prefeito Jorge Schimmelpfeng e sendo criada também a primeira Câmara de Vereadores da cidade. O município passou a se chamar Foz do Iguaçu quatro anos depois, em 1918.
No Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu, você poderá observar as fronteiras do Brasil, Argentina e Paraguai. Próximo às famosas Cataratas do Iguaçu, o ponto onde os rios Paraná e Iguaçu se encontram determina a fronteira entre as três nações.
Em 1910 a Colônia Militar passou à condição de Vila Iguassu, distrito do Município de Guarapuava. Dois anos depois, o Ministro da Guerra emancipou a Colônia tornando-a um povoamento civil entregue aos cuidados do governo do Paraná, que criou então a Coletoria Estadual da Vila.
Foz do Iguaçu completou 105 anos.
Cerimônia online marcará o aniversário de 106 anos de Foz do Iguaçu.
População do Paraná em 2019 por municípios