Em uma competição intraespecífica, todos os organismos que competem por determinado recurso são da mesma espécie. A competição pode ocorrer por diversos motivos, como demarcação de território, aumento exagerado da população e diminuição de alimentos.
- Competição interespecífica: duas espécies de uma comunidade disputam os mesmos recursos do ambiente.
A competição é uma relação ecológica desarmônica que pode tanto envolver indivíduos de espécies diferentes (interespecíficas), promovendo a concorrência por um ou mais recursos do meio: água, alimento, luminosidade e espaço físico, bem como entre indivíduos de uma mesma espécie (intraespecíficas), onde além dos demais ...
Relações Interespecíficas Desarmônicas → Amensalismo: uma espécie inibe o desenvolvimento de outra. Ex.: liberação de antibióticos por determinados fungos, causando a morte de certas bactérias. → Predatismo: um indivíduo mata outro para alimentar-se. Ex.: serpente e rato.
Tipos de relações ecológicas
Parasitismo é uma relação ecológica interespecífica e desarmônica. Como exemplo de parasitas podemos temos o tripanossomo, responsável pela doença de Chagas, os carrapatos, os piolhos, as tênias, a lombriga e até mesmo plantas, como é o caso do cipó-chumbo. ...
1. interação entre duas espécies, na qual uma delas, o parasita, se beneficia da outra, o hospedeiro, causando-lhe danos de maior ou menor importância, mas raramente a morte.
O parasitismo é uma relação ecológica que ocorre entre indivíduos de espécies diferentes (relação interespecífica), em que um dos envolvidos é prejudicado (relação desarmônica). Nesse tipo de interação, uma espécie se associa a outra e passa a retirar o seu alimento desse indivíduo.
Dentre as relações interespecíficas, o predatismo ou predação é uma relação desarmônica na qual um animal, denominado predador, captura e mata outro animal, denominado presa, para se alimentar. ... Alguns exemplos de predadores são leão, lobo, cobra, alguns peixes e aves, o homem, dentre outros.
Os parasitas podem classificar-se segundo a parte do corpo do hospedeiro que atacam: Ectoparasitas atacam a parte exterior do corpo do hospedeiro; Endoparasitas vivem no interior do corpo do hospedeiro; Hemoparasita parasita que vive na corrente sanguínea.
Os helmintos são classificados em três grandes grupos, denominados filos: Nemathelminthes, constituído por vermes que apresentam o corpo cilíndrico; Platyhelminthes, vermes com o corpo achatado dorso-ventralmente e os Anelídeos, que não são considerados parasitas – os únicos com importância médica são os sanguessugas.
De modo geral, os parasitas não causam aos seus hospedeiros grandes danos, uma vez que sua sobrevivência também depende da sobrevivência destes. Dessa forma, a relação parasitária se equilibra ao longo do tempo, adaptando um organismo ao outro, fenômeno chamado de coadaptação.
Intermediário abriga um parasita na fase de larva. Hospedeiro definitivo abriga um parasita na forma adulta. Reprodução – se o parasita se reproduz assexuadamente, o hospedeiro é intermediário.