Historiografia (de "historiógrafo", do grego Ιστοριογράφος, de Ιστορία, "História" e -γράφος, da raiz de γράφειν, "escrever": "o que escreve, ou descreve, a História") é uma palavra polissémica e designa não apenas o registro escrito da História, a memória estabelecida pela própria humanidade através da escrita do seu ...
Referências às abordagens historiográficas apontam imediatamente para três correntes: o positivismo, o marxismo e a escola dos Annales. Como fruto destas, pode-se citar outros exemplos de possibilidades interpretativas como a historiografia social inglesa e a nova história.
O trabalho do historiador da ciência era descrever uma área do conhecimento já bem estabelecida, geralmente a Astronomia, Física ou Química, demonstrando a transformação dos métodos, conceitos e processos de descoberta científica através de seus aspectos racionais.
Algumas das ciências que podem compor a historiografia são Sociologia, Antropologia, Demografia, Economia e a Ecologia.
Olá! A crítica que o histriador Nicolas Kinloch faz das correntes que tratam do Holocausto está no sentido de fazer também um alerta: uma das correntas se prende aos fatores objetivos e factuais do evento, enquanto uma segunda corrente mais geral, teria sua ênfase nos aspectos morais e místicos da tragédia.
Na escrita, a historiografia produz textos que congregam diferentes gêneros discursivos – escritos e orais – tecendo sentido sobre o passado. enunciados composicionais que sejam aceitos “hoje [e] inteligível” aos leitores do tempo-espaço.
Em linhas gerais, compreendo que uma resenha historiográfica precisa: 1. apresentar um contexto intelectual do autor da obra; 2. expor o(s) ponto(s) de partida teórico-metodológico e/ ou as teses destacadas pelo autor do debate historiográfico no qual ele funda determinados pressupostos argumentativos; 3.
Os historiadores do século XIX acreditavam que a história era algo que poderia ser analisado de um ponto de vista científico que se aproximava das ciências exatas e naturais. Assim, entendiam que analisando os documentos produzidos pelos governos, seria possível definir o que de fato aconteceu no passado.
O historiador é o profissional que tem como missão investigar, escrever e analisar a história. Essa função é tida como uma profissão desde século XIX. ... Para investigar o passado, o historiador seleciona documentos oficiais, manuscritos, fotos, objetos, achados arqueológicos, registros orais, entre outros.
Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo. ... Assim, a história é a ciência do passado e do presente, mas o estudo do passado e a compreensão do presente não acontecem de uma forma perfeita, pois não temos o poder de voltar ao passado e ele não se repete.
para Heródoto,o egito era uma dádiva do Nilo. a afirmação do antigo historiador grego nascido no século V a.c. se deve ao fato da civilização ezipcia estar localizada em uma região desértica complicada para a fixação do homem e a formação de cidades.
Historiador grego (485-425 a.C.). Embora acontecimentos anteriores já houvessem sido registrados, Heródoto é considerado o "Pai da História", por ter sido o primeiro homem a tentar um estudo ordenado e objetivo das inter-relações entre os eventos históricos. ...
Resposta. Resposta: Popularmente conhecido como o “pai da História”, Heródoto teve como principal obra As guerras médicas, onde falava sobre o confronto desenvolvido entre os gregos e os persas.
Heródoto
Os gregos são originário da península Balcanica. Vindos do Norte, das planícies eurasianas, os indo-europeus encontraram a Grécia com um clima sempre ameno, o céu e o mar azuis, e nela permaneceram. No século XX a.C. os povos indo-europeus enfrentaram os Pelágios que habitavam a região, e os dominaram.
Aristóteles
Heródoto (484-425 a.C.) foi um importante historiador grego da antiguidade. Foi considerado, pelo filósofo Cícero, o pai da História.