Os treinamentos permitem que o trabalho seja feito com mais qualidade, melhorando o retorno para a empresa e o feedback positivo para o funcionário. Com isso, há um aumento na motivação dos colaboradores, que obtêm consequências prazerosas na execução do trabalho.
A algum tempo atrás, o treinamento estava voltado somente para a preparação de atividades, visando o conhecimento técnico sobre a realização destas, mas atualmente, percebe-se sua importância não mais somente para a preparação técnica, mas também para o desenvolvimento de competências comportamentais que auxilem as ...
Assim, os treinamentos de funcionários, além de melhorarem o entrosamento entre os colaboradores da empresa, fortalecem o trabalho em equipe. Esse fortalecimento pode trazer melhorias de fluxos de produtividade durante os diferentes estágios e processos, além de otimizar a comunicação.
Ética. A ética vai além da honestidade individual dos funcionários. ... Por isso, o treinamento de ética é importante não para ensinar esses conceitos, mas também para reforçar a preocupação da empresa com um comportamento alinhado e honesto e, assim, incutir essa mesma postura nos empregados.
O treinamento e desenvolvimento promovem aumento do contentamento do colaborador com o trabalho. Além disso, eles abrem o campo de visão dos profissionais para novas alternativas no enfrentamento de desafios no cotidiano da empresa. Isso torna o dia a dia mais produtivo, funcional e estimulante.
Melhora a confiança Com um bom treinamento o colaborador se sente mais confiante para exercer seu cargo, além de se sentir mais capaz de analisar processos. Consequentemente, ele se sente mais seguro para trazer inovação e propor melhorias para a empresa. E é aqui que a empresa também ganha.
Um bom programa de treinamento pode proporcionar ao colaborador internamente: melhoria da eficiência dos serviços;aumento da eficácia nos resultados; criatividade e inovação nos produtos e serviços oferecidos ao mercado;melhor qualidade de vida no trabalho; qualidade e produtividade; melhor atendimento ao cliente, e ...
O objetivo de um plano de treinamento e desenvolvimento é atingir as metas da organização, por meio do desenvolvimento do desempenho dos funcionários. ... O treinamento, além de promover o aumento da produtividade, aperfeiçoa as relações interpessoais, qualifica os colaboradores e promove a segurança no trabalho.
No entanto, o fato é que uma gestão descentralizada pode trazer diferentes vantagens para a organização, sobretudo no que diz respeito à tomada de decisão. Entre os principais benefícios, está a concessão de autonomia aos colaboradores e, consequentemente, o ganho de proatividade e a otimização do tempo da liderança.
O treinamento busca, principalmente, reduzir as probabilidades da pessoa incorrer em erros, ensinar as questões que precisam de foco maior e propiciar a segurança no local de trabalho. Já o desenvolvimento busca o crescimento do colaborador dentro das técnicas profissionais que o trabalho exige.
Vantagens do treinamento vivencial Melhora a confiança entre os membros da equipe e melhora a experiência de construção de equipe; Ajuda a revelar o verdadeiro eu e a atitude, os sentimentos e o comportamento reais de um funcionário que podem não se perceber quando se trabalha em ambientes fechados.
Treinamento Vivencial é o nome que se dá à metodologia de aprendizagem que faz uso de técnicas experienciais e dinâmicas de grupo ao ar livre com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento de habilidades e competências por meio do “aprender fazendo”.
A Aprendizagem Vivencial é a experimentação e ocorre quando uma pessoa se envolve numa atividade, faz uma análise crítica e consegue extrair um significado dessa vivência. A base vem do Ciclo de Aprendizagem de Kolb e pode ser aplicada em qualquer dinâmica ou atividade que envolva desenvolvimento de pessoas.
Esse conjunto de técnicas consiste em um processo de aprendizagem vivencial em grupo, onde são criadas diversas situações parecidas com aquelas que os participantes vivem ou irão viver durante a rotina de trabalho.
O ciclo de aprendizagem é visto em geral como uma etapa da escolaridade de pelo menos dois anos escolares, idealmente de três ou quatro. Os alunos que ingressam no ciclo o percorrem juntos, sob a responsabilidade dos mesmos professores.
Dinâmica: dinâmica de grupo é toda atividade que proporciona a interação, reflexão, conhecimento, etc. É uma vivência também, já que uma interação normal pode vir a se tornar uma discussão séria sobre um assunto profundo. ... Técnica: É o exercício que vai ser vivenciado pelo grupo através da proposta do coordenador.
O método vivencial se fundamenta, conforme Del Prette e Del Prette (2001) em várias premissas, tais como: (1) consiste em um dos recursos para o treinamento e avaliação das habilidades sociais; (2) propicia a superação de déficits e a promoção de habilidades sociais por desenvolver um ambiente de apoio mútuo; (3) cria ...
Gramigna3 refere-se à vivência como o momento vivido por um grupo durante as atividades propostas e semelhantes ao cotidiano dos participantes. Isso permite maior participação e comprometimento. Ainda segundo a autora, todo jogo implica em uma vivência, porém nem toda vivência pode ser um jogo.
Preparar os supervisores para a Entrevista de Avaliação ou discussão do desempenho com o avaliado. Essa fase do treinamento é de grande importância, pois no momento em que o avaliador se defronta com o avaliado, para a discussão do assunto, está se atingindo o ponto máximo da Avaliação.
É fundamental que as empresas tenham as suas regras bem definidas, a fim de evitar posturas que vão contra aos princípios da organização. Por isso, faz-se necessário que não somente a mesma obtenha tais normas definidas como também esclareça-as para seus colaboradores.
A ética empresarial pode ser entendida como um valor da organização que assegura sua sobrevivência, sua reputação e, consequentemente, seus bons resultados. É o comportamento da empresa quando ela age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceites pela coletividade (regras éticas).
A ética permite-nos viver como seres humanos, detentores da capacidade de pensar, protegendo-nos, por isso, do caos e do desmoronamento da sociedade em que vivemos. Por esta razão, o ser humano sofre, naturalmente, influências sociais que condicionam a sua tomada de decisões. ...
A Ética está presente naqueles princípios que o homem escolhe para exercício da Moral. Em nosso cotidiano, diariamente deparamos com inúmeras situações que nos levam a tomar decisões; e estas, por sua vez têm dois caminhos que perfazem: escolher aquilo que é certo ou o que é errado.
Código de conduta organizacional, também conhecido usualmente como código de ética, serve para definir padrões de comportamento, procedimentos, além de estabelecer maneiras de atuação dos funcionários dentro e fora da companhia. Esse código suprime qualquer dúvida relacionada à natureza ética.
Daí a importância das organizações investirem em um programa de gestão da ética que compreenda ações, como: ... – Política de comunicação permanente: é importante que a organização adote, para seus colaboradores, medidas educativas quanto aos valores éticos expressos no código de conduta.