EQST

Por Que A Libras Tem O Status De Lngua?

Por que a Libras tem o status de língua?

Libras é a língua de sinais usada pela comunidade de surdos no Brasil e já foi reconhecida pela Lei, ou seja, é uma língua oficial, tal como nossa língua falada. A lei que dispõe sobre a língua de sinais é a Lei nº 10.436, de 24 de Abril de 2002.

Como aconteceu o reconhecimento linguístico das línguas de sinais?

Em 1857, Huet veio ao Brasil a convite de D. Pedro II para fundar a primeira escola para surdos do país, chamada na época de Imperial Instituto de Surdos Mudos. ... Quase dez anos depois, em 2002, a Língua Brasileira de Sinais foi finalmente reconhecida como uma língua no Brasil.

Qual o país que primeiro reconheceu a Língua de Sinais como uma língua?

A Suécia foi o primeiro país do mundo a dar status de língua a uma língua de sinais (BAGGA-GUPTA, 2010; SVARTHOLM, 2014); influenciando, por isso mesmo, processos de reconhecimento e educação de surdos em todo o mundo.

Qual a importância do reconhecimento da Libras como língua materna das pessoas surdas?

- A utilização da Língua de Sinais é uma forma de garantir a preservação da identidade das pessoas e comunidades surdas. ... - É por meio dessa língua que o surdo fará a interação na sociedade, construirá sua identidade e exercerá sua cidadania, sendo esta a forma mais expressiva de inclusão.

O que confere a língua de sinais o status de língua?

O surdo é um sujeito de direitos como qualquer pessoa independentemente de sua especificidade, o mesmo pertence a uma comunidade denominada: Comunidade Surda, (tal Comunidade confere a Língua Brasileira de Sinais o status de língua, pois a aceitação de uma língua implica sempre a aceitação de uma cultura).

O que é a LIBRAS e a língua de sinais enquanto língua natural?

A língua de sinais é a língua natural das pessoas surdas. É adquirida naturalmente a partir do contato com falantes dessa língua. A LIBRAS é a língua visual/gestual utilizada pela comunidade surda do Brasil. O surdo não aprende sozinho a LIBRAS.

Quem criou a Língua de Sinais para surdos?

Foi o abade francês Charles-Michel. Na metade do século XVIII, ele desenvolveu um sistema de sinais para alfabetizar crianças surdas que serviu de base para o método usado até hoje. Na época, as crianças com deficiências auditivas e na fala não eram alfabetizadas.

Qual a origem da Língua de Sinais?

Não existem relatos específicos sobre a origem da Língua de Sinais, porém destaca-se o início de seu uso no ano de 1760 na cidade de Paris na França, onde o abade L'Epée de aproximadamente sessenta anos fundou a primeira escola pública para surdos.

Como é a língua de sinais?

Porém, da mesma forma como alguns idiomas são mais falados ao redor do mundo, como o inglês e o espanhol, existem línguas de sinais mais conhecidas, como a ASL, a FSL (Língua Francesa de Sinais) e a Libras. Isso só mostra como a cultura surda é rica e precisa ser cada dia mais valorizada.

Qual é a língua de sinais usadas nos países de língua portuguesa?

Em Portugal, a comunidade surda se comunica por meio da LGP (Língua Gestual Portuguesa), que também é reconhecida como uma língua oficial… Sendo usada por cerca de 30 mil pessoas. ... Também existem a LSE (Língua de Sinais Espanhola), a LSM (Língua Mexicana de Sinais).

Qual a importância da Libras para a educação de surdos?

A comunicação através da Libras, propicia uma melhor compreensão entre surdos e ouvintes, uma vez que já está previsto em lei a presença de intérpretes de Libras em diferentes instituições públicas , como escolas, universidades, congressos, seminários, programas de televisão entre outros.

Qual a importância da inclusão de Libras como disciplina curricular?

A Legislação Brasileira, além de garantir um ensino regular, dá suporte e atendimento aos surdos na escola. ... É evidente, assim, a importância da inclusão da LIBRAS na rede regular de ensino, para que o aluno surdo ou deficiente auditivo possa se desenvolver de forma satisfatória e integral.

O que confere a língua de sinais o status de língua Por que a língua de sinais não é uma versão da língua oral?

Por seu canal comunicativo ser diferente das línguas orais-auditivas, as línguas de sinais são denominadas como línguas de modalidade visuoespacial. Os sinais, ou seja, as palavras, são articulados essencialmente pelas mãos e percebidos através da visão. Em uma língua de sinais, os sinais não são gestos.

Quais são as características das línguas de sinais que a atribuem o caráter de língua?

A Língua de Sinais tem características próprias, sendo a principal delas ser uma Língua gestual-visual, ou seja, uma Língua que utiliza o canal visual e as expressões faciais e corporais na construção da comunicação.

O que é a língua de Libras?

Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual- motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

Qual é a língua natural dos surdos?

As crianças surdas filhas de pais ouvintes tem também como língua materna o português, porém, a língua natural é a língua de sinais.

Quem são os usuários da Língua de Sinais é o que aconteceu com os mesmos na antiguidade?

Na Grécia Antiga, os surdos não eram considerados seres humanos competentes, pois, para os gregos, sem fala, não havia linguagem e nem conhecimento, por isso os surdos eram abertamente marginalizados. Na Roma Antiga, os surdos também eram privados de seus direitos e não podiam fazer seus testamentos.

O que caracteriza a língua de sinais como língua natural?

As línguas de sinais são naturais, pois surgiram do convívio entre as pessoas. Elas podem ser comparadas à complexidade e expressividade das línguas orais, pois pode ser passado qualquer conceito, concreto ou abstrato, emocional ou racional, complexo ou simples por meio delas.