Há um processo de descentralização do capital e de reorganização do espaço mundial. A globalização é, simultaneamente, um processo de homogeneização e de diferenciação. De homogeneização porque os grandes agentes da globalização impõem seus padrões pelo mundo afora e tendem a tornar tudo parecido.
Milton Santos foi um ávido leitor, crítico e escritor. Escreveu cerca de 40 livros dos quais merecem destaque: Os Estudos Regionais e o Futuro da Geografia (1953) O Centro da Cidade do Salvador (1959)
Universidade de Estrasburgo
O meio geográfico pode ser compreendido como o espaço do planeta terra que pode ser evidenciado como aquele que passa por constantes modificações, em decorrência da ação humana e dos processos de intervenção que o homem realiza neste meio.
O meio natural seria o estágio inicial do processo de produção das atividades humanas. ... Nesse sentido, a interferência do ser humano sobre o ambiente era de pouco impacto, de forma que era mais a natureza que condicionava as práticas econômicas, e não o contrário.
O meio natural é aquele, teoricamente, inalterado pela ação humana; o técnico é aquele em que o homem imprime modificações utilizando-se dos recursos disponíveis; técnico-científico seria aquele em que os conhecimentos acadêmicos passam a ser aplicados no aprimoramento das técnicas de modificação no espaço; e por fim, ...
O meio natural é algo sem nenhuma ou com uma mínima interferência do homem através de técnicas simples de plantio, já o meio técnico se inicia a partir do momento em que o homem passa a dominar a natureza se sobrepondo em vários aspectos a ela. Basicamente a diferença é que uma é feita pelo homem e a outra não.
Meio Natural: etapa compreendida antes da invenção das máquinas, ou seja, da técnica simples, que ocorreu da pré-história até a por volta da primeira revolução industrial. Nessa etapa os objetos eram feitos pelo homem. Os sistemas técnicos eram formados por objetos culturais.
Resposta. O Brasil foi dividido em várias regiões (Norte, nordeste, sul e sudeste). ... A divisão é do meio natural, o meio que determina onde começa e termina uma região. Como disse antes, a divisão de regiões que encontramos no Brasil, é obra da natureza.
A formação do meio natural ocorre por uma série de fatores, que podem ser entendidos, em geral, por circunstâncias biológicas e abiológicas. De um lado, portanto, temos os elementos vivos, e de outro, os elementos não-vivos.
século XVIII
O meio técnico é o meio modificado pelos seres humanos, porém sem tanta inserção de tecnologia, como ocorreu na I Revolução Industrial. Já o meio tecno-científico representa a atual etapa da evolução humana, com o sistema de produção capitalista em seu auge, unindo a técnica e a ciência.
O meio técnico é um estágio dos avanços de máquinas e instrumentos mecânicos nos espaços, é uma fase pós meio natural, em que homem começa a criar objetos artificiais para se apropriar do espaço. Correto - O meio técnico marca propriamente a chegada das máquinas [...]
(UFRN) Com o desenvolvimento do meio técnico-científico informacional, o espaço geográfico tornou-se mais denso em objetos artificiais que apresentam um conteúdo cada vez mais elevado em ciência, técnica e informação.
O meio técnico-científico-informacional inicia-se na década de 1970; é caracterizado pela aplicação da ciência à técnica, por isto meio técnico científico; mas este meio, estas técnicas são impregnadas de informação e transmitem, acumulam informação, por isto meio técnico- científico-informacional.
O meio técnico-científico-informacional está na base de utilização de todas as formas do espaço, que participa de processos vitais, e que fazem parte dos afazeres humanos, que estão presentes em nossos cotidianos. Tais como: computadores, rádios, telefones, plataformas de sons e audiovisual.
O principal critério utilizado nessa regionalização é o “meio técnico-científico-informacional”. Como a informação e as finanças são diferentemente irradiadas pelo território brasileiro, formam “quatro brasis”, representados pela Região Amazônica, Região Nordeste, Região Centro-Oeste e Região Concentrada.
O meio técnico científico-informacional, tal como elaborado por Milton Santos, é um construto que necessita de aprofundamento e considerações de caráter ontológico para transformar-se em conceito. Ele aparece, como preocupação teórica do autor, em várias obras.
Nesse sentido, e com a influência marcante da evolução da ciência, da tecnologia e da informação, é que Santos e Silveira (2001) propõem outra regionalização do Brasil em quatro macrorregiões, a qual a denominam em “Quatro Brasis”: a Região Concentrada, o Brasil do Nordeste, o Centro-Oeste e a Amazônia.