Elétron (e- ou β−) é uma partícula que constitui o átomo, ou seja, é uma partícula subatômica. ... A energia elétrica deve-se à movimentação dos elétrons que circulam pelos fios de eletricidade. A carga positiva dos prótons junto com a carga negativa dos elétrons dão origem à carga elétrica.
A estrutura atômica é composta por três partículas fundamentais: prótons (com carga positiva), nêutrons (partículas neutras) e elétrons (com carga negativa). No núcleo de um átomo estão os prótons e os nêutrons e, girando em torno desse núcleo, estão os elétrons. ...
O átomo é uma estrutura (composta por próton, nêutron, elétron, núcleo, níveis, subníveis e orbitais) que forma a matéria. Átomo é o nome dado ao formador da matéria (tudo aquilo que ocupa espaço e possui massa). Esse nome foi proposto pelos filósofos gregos Demócrito e Leucipo.
O átomo é a unidade fundamental da matéria, é a menor fração capaz de identificar um elemento químico. Ele é formado por um núcleo, que contém nêutrons e prótons, e por elétrons que circundam o núcleo. O termo átomo deriva do grego e significa indivisível.
Elemento químico é o conjunto dos átomos com o mesmo número atômico, ou seja, com a mesma quantidade de prótons em seu núcleo. ... O número atômico é a quantidade de prótons que um átomo possui em seu núcleo.
Átomo significa "aquilo que não pode ser cortado, indivisível." ... Os prótons são partículas eletrizadas de carga positiva, as quais, junto aos nêutrons, constituem o núcleo dos átomos. O valor da carga do próton e do elétron é chamado de quantidade de carga elementar (e) e possui o valor de e = 1,6.
Embora o significado original do termo átomo correspondesse a uma partícula que não pode ser dividida em partículas menores, no contexto científico contemporâneo o átomo é constituído por várias partículas subatómicas: o eletrão, o protão e o neutrão.
1 Porção mínima; parte pequena. 2 Espaço de tempo extremamente breve; centésimo, instante, momento, segundo. EXPRESSÕES Num átimo: num abrir e fechar de olhos, rapidamente, rápido.
Molécula é um conjunto de átomos, iguais ou diferentes, unidos por ligações covalentes. Essas espécies químicas são eletricamente neutras e representam a unidade formadora de uma substância.
Uma molécula é um grupo de átomos de um mesmo elemento ou de elementos diferentes. Veja alguns exemplos: H2O – molécula formada por dois elementos diferentes (dois átomos de Hidrogênio e um átomo de Oxigênio); ... Cl2 – molécula formada por apenas um único elemento químico (dois átomos de Cloro).
Que se rarefaz, menos denso; menos espesso; dilatado.
Uma molécula ou um agregado gigante de átomos caracteriza-se: Pelo comprimento das ligações; ▪ Pelos ângulos das ligações; Pela energia das ligações. Segundo a REPCV a forma total da molécula é produto das repulsões das nuvens eletrónicas dos pares de eletrões de valência (compartilhados ou não).
A molécula é formada por um grupamento de dois ou mais átomos, unidos por ligações covalentes. Ela ainda apresenta duas características básicas: estabilidade (ligações difíceis de serem desfeitas) e neutralidade elétrica (mesmo número de prótons e elétrons).
Chama-se ligação química a força de atração que mantém os átomos unidos num agregado atômico.
A idéia de que toda a matéria é formada pelas menores partículas vem desde a Grécia Antiga, com o filósofo Leucipo. Entretanto, a história das partículas que compõem o átomo e que formam o modelo atômico atual é recente, data de 1932, ano em que se confirma que os átomos são formados por nêutrons, prótons e elétrons.
No núcleo está concentrada a maior parte da massa do átomo e é onde encontramos os prótons, partículas positivas, e os nêutrons, partículas sem carga. Na eletrosfera, encontramos os elétrons orbitando em camadas energéticas ao redor do núcleo.