O balanço hídrico representa toda a função de monitorar todos os tipos de líquidos administrados e eliminados pelo doente durante um determinado período.
Um paciente em tratamento em UTI faz-se necessário o controle rigoroso do seu volume hídrico, o qual é realizado através do Balanço Hídrico, que representa o controle de todos os líquidos administrados ao paciente e todas as perdas, em um espaço de 24hs ou fração.
É feito através da subtração entre o volume total de líquidos administrados e volume total dos eliminados. O balanço hídrico será positivo quando o volume dos administrados for maior que o dos eliminados e será negativo quando o volume dos eliminados for maior que o dos administrados.
Em função da tomada de decisão, o balanço hídrico pode ser classificado como o balanço hídrico normal e o balanço hídrico seqüencial. Balanço hídrico normal ou climatológico: É freqüentemente apresentado na escala mensal e para um “ano médio”, de maneira cíclica.
A anúria é uma situação caracterizada pela ausência de produção e eliminação de urina, o que normalmente está relacionado com alguma obstrução nas vias urinárias ou ser consequência de insuficiência renal aguda, por exemplo.