A conclusão que Mendel obteve com os resultados dos estudos das ervilhas foi que as características eram passadas adiante, mas que existiam características dominantes e recessivas, e que as recessivas apenas eram expressadas quando ambos os doadores de gametas possuíam ao menos um alelo recessivo.
5- São exemplos de exceções a Primeira Lei de Mendel: Grupos sanguíneos. Ausência de dominância, codominância e alelos letais. Genes ligados.
O cientista Gregor Mendel foi importante pelas descobertas em relação as leis da genética, das quais ele postulou duas leis, a lei da segregação dos fatores e a lei da segregação independente, que revolucionou a ciência e toda a biologia.
Mendel estudou a herança de sete características diferentes em ervilhas, incluindo altura, cor da flor, cor da semente e formato da semente.
É o cruzamento entre uma ervilha pura amarela e uma ervilha pura verde, que resulta em ervilhas híbridas amarelas. A coloração amarela nas ervilhas é um traço dominante (basta uma cópia do gene A para se manifestar), e a cor verde é um traço recessivo (é preciso uma ervilha ter duas cópias do gene a para ser verde).
Resposta da A) A característica dominante é a cor amarela, pois ao cruzar ervilhas puras a primeira geração foi toda de ervilhas amarelas. ... Concluiu, então, que a cor amarela “dominava” a cor verde.
Após repetir o mesmo procedimento diversas vezes, Mendel verificou que todas as sementes originadas desses cruzamentos eram amarelas – a cor verde havia aparentemente “desaparecido” nos descendentes híbridos (resultantes do cruzamento das plantas), que Mendel chamou de F1 (primeira geração filial).