Para Que Serve O Exame DHL Desidrogenase Lactica?

Para que serve o exame DHL desidrogenase Lactica

O LDH, também chamado de desidrogenase láctica ou lactato desidrogenase, é uma enzima presente dentro das células responsável pelo metabolismo da glicose no organismo. A alteração nos níveis de LDH podem indicar a presença de doenças agudas ou crônicas que devem ser avaliadas pelo médico.

¿Debo saber algo más sobre la prueba de LDH?

Si bien no hay ningún requisito indispensable para este estudio, muchas veces la muestra de sangre se puede aprovechar para analizar otras cosas por lo que el ayuno puede ser indicado por tu médico o el laboratorio de tu elección.

Para contornar a baixa especificidade deste resultado, podemos investigar os níveis séricos de suas isoformas, buscando definir com mais certeza o local de lesão que origina a elevação dos valores laboratoriais encontrados.

Algumas situações podem aumentar as isoformas 2 e 3, como embolismo pulmonar, pneumonia, linfomas e tumores reticuloendoteliais.

Medicamentos

Medicamentos

Si sus resultados muestran niveles de LDH más altos de lo normal, su profesional de la salud puede solicitar un tipo más específico de prueba de LDH que puede ayudar a averiguar de dónde proviene la LDH. Esta prueba más específica se llama examen de isoenzimas de la lactato deshidrogenasa.

Caquet, René. 250 exames de laboratório: prescrição e interpretação / René Caquet; tradução de Laís mEDEIROS, Bruna Steffens e Janyne Martini – 12. Ed. – Rio de Janeiro – RJ: Thieme Publicações, 2017.

¿Para qué se usa?

A Desidrogenase Lática (DHL) ou lactato desidrogenase (LDH) é uma enzima intracelular da via glicolítica encontrada em diversos tecidos, especialmente no coração, fígado, hemácias, rins, músculo, cérebro e pulmão. É responsável pela interconversão de piruvato e lactato – um passo importante para a produção de energia celular.

El examen de Deshidrogenasa Láctica es una prueba que se hace con una muestra de sangre. Para saber cómo se hace, para qué sirve, cuál es su costo promedio y qué debes esperar de los resultados, continúa leyendo.

Análisis

Análisis

Chernecky CC, Berger BJ. Lactate dehydrogenase. In: Chernecky CC, Berger BJ, eds. Laboratory Tests and Diagnostic Procedures. 6th ed. St Louis, MO: Elsevier Saunders; 2013:701-702.

Pelo fato de a LDH ser encontrada em diversas células no meio intraplasmático, notamos aumento de seu nível quando existe lesão celular, de forma que esta enzima é liberada na corrente sanguínea, se tornando detectável em exames laboratoriais séricos. Portanto, o aumento do nível sérico total desta enzima indica lesão tecidual, porém, como dito anteriormente, a desidrogenase láctica está dispersa por diversos tecidos, o que torna seu uso pouco específico.

Cuando se introduce la aguja para extraer la sangre, algunas personas sienten un dolor moderado. Otras solo sienten un pinchazo o sensación de picadura. Posteriormente, puede haber algo de sensación pulsátil o un hematoma leve. Esto desaparece rápidamente.

Desidrogénase Láctica

Vale ressaltar também que, de acordo com uma matéria publicada no site NewsLab, pacientes internados em UTI por COVID-19 possuem níveis de LDH 2,1 vezes maiores que pacientes não internados sob cuidados intensivos com o mesmo diagnóstico, indicando assim gravidade da doença.

           Resumidamente, a LDH é a enzima responsável por catalisar a reação de oxidação de piruvato em lactato em casos de anaerobiose e se distribui dor diversos tecidos, possuindo relevância clínica na detecção de lesões teciduais. Ademais, destaca-se que a análise laboratorial dos níveis séricos desta enzima em sua modalidade total é pouco específica, podendo se tornar mais específica por meio da análise sérica de suas isoformas, permitindo identificação mais detalhada do tecido.

Forma en que se realiza el examen

Essa enzima pode ser encontrada de cinco isoformas diferentes, cada qual associada a diferentes órgãos/tecidos envolvidos na lesão. Cada tecido contém uma predominância de uma ou mais dessas enzimas:

Existe poco riesgo con la extracción de sangre. Las venas y las arterias varían de tamaño de una persona a otra y de un lado del cuerpo a otro. Extraer sangre de algunas personas puede ser más difícil que de otras.

Ultima revisión 1/25/2022

Devemos ressaltar que nas hemácias, células sem mitocôndrias e que, portanto, não podem realizar oxidação de piruvato até a formação de dióxido de carbono, a produção de ATP é realizada sempre via fermentação láctica, mesmo em regimes de aerobiose.

La prueba de LDH se usa por muchas razones. El significado de los resultados de la prueba de LDH depende del motivo por el que se realizó la prueba, sus síntomas y los resultados de otros exámenes que se haya hecho. Por ello, pídale a su profesional de la salud que le explique lo que sus resultados dicen sobre su salud.

Além disso, uma vez que a COVID-19 está relacionada com diversas alterações hematológicas e bioquímicas, o médico também pode solicitar a dosagem de LDH, juntamente com a realização do hemograma e dosagem de dímero-D, ferritina e proteína C reativa, por exemplo, com o objetivo de confirmar a infecção e avaliar a gravidade da doença.

O que significa o exame desidrogenase láctica?

Desidrogenase láctica (lactato desidrogenase): entenda o que significa LDH alto ou baixo no exame de sangue. A desidrogenase láctica, também chamada de lactato desidrogenase (LDH), é uma enzima do metabolismo celular. No entanto, sua presença no plasma pode ser utilizada como um marcador útil no diagnóstico de doenças.

Que reação é catalisada pela desidrogenase lática?

A LDH catalisa a oxidação reversível do lactato para piruvato com o cofator NAD+.

Qual o risco da ferritina alta?

Pode estar elevada em condições como hepatopatias, alcoolismo, malignidades, doenças infecciosas e inflamatórias (ex artrite reumatoide), hipertireoidismo, infarto agudo do miocárdio, doença renal avançada e sobrecarga de ferro (hemossiderose e hemocromatose)1,2.