O efeito Doppler ocorre tanto em ondas mecânicas quanto em ondas eletromagnéticas. Esse efeito é claramente percebido nas ondas sonoras, nas quais um observador percebe frequências diferentes das frequências reais emitidas por uma fonte de ondas.
1O ultrassom é um exame feito à base de ondas sonoras. Elas são emitidas em uma frequência exata que ao se deparar com coisas sólidas dentro do corpo. 2O ultrassom com Doppler verifica o fluxo sanguíneo da placenta para o bebê e também do corpo do feto.
Ultrassom com Doppler obstétrico Indicado durante a gestação para avaliar o fluxo sanguíneo da mãe para o feto, responsável pela oxigenação e desenvolvimento do bebê.
A realização do Ultrassom com Doppler é simples, não exige preparo e nem apresenta qualquer tipo de risco ou desconforto para a mãe e o bebê. Semelhante à ultrassonografia comum, a gestante permanece deitada durante o exame, enquanto o aparelho que emite as ondas é deslizado sobre o abdômen com a ajuda de um gel.
O que é? Consiste em procedimento não invasivo para avaliação da velocidade do fluxo sanguíneo no útero e feto placentário pelo doppler.
A ultrassonografia morfológica fetal de terceiro trimestre é aquela feita entre o início da 28ª semana até o final da 32ª semana de gravidez.
A Ultrassonografia Com Doppler Colorido de Tireoide é a modalidade de imagem mais sensível disponível para o exame da glândula tireoide e das anormalidades associadas. A ultrassonografia é um exame não invasivo, indolor e sem uso de radiação ionizante.
O Doppler na ultrassonografia da tireoide tem a função de avaliar o suprimento sanguíneo que chega até a glândula assim como a vascularização de lesões focais.