A consequência é terrível: sem contar com proteínas vitais, as células nervosas acabam morrendo. Se o problema ocorre na área do cérebro responsável pela memória, por exemplo, esta será a função prejudicada – e é isso o que acontece no caso do Alzheimer.
Equação de Glaister. A equação de Glaister estima quantas horas se passaram desde a morte usando uma função linear da temperatura retal: Nº de horas = (36.
Cientistas afirmam que o fenômeno se deve geralmente a condições de preservação favoráveis, como baixas temperaturas e ausência de oxigênio nos caixões.
Enterrar e ocultar o corpo é uma forma de aliviar a dor da perda física do ente querido. Muitas culturas acreditam na vida após a morte. O sepultamento é visto comumente como passo necessário para que o morto alcance esta "nova etapa".
O velório é um momento importante para o luto, é quando acorre a despedida e a homenagem a alguém que fora amado em vida e partiu, ficando na memória da família e dos amigos. A despedida é um passo fundamental para superar um momento tão difícil como a morte de um ente.
A duração de todo o processo, da apresentação da declaração de óbito na agência funerária ao sepultamento ou cremação do corpo, pode levar aproximadamente 12 horas.
Antigamente, no final da lúgubre cerimônia do sepultamento humano, quando os caixões não possuíam perfeita oclusão, era jogada cal sobre a cova para o defunto feder menos. Simples medida de caráter higiênico.
Com base no decreto, caso o parente da pessoa sepultada ou seu representante legal não solicite a Certidão, depois dos cinco ou três anos, dependendo da idade do sepultado, legalmente a posse da cova retorna ao poder municipal. Com isso, a Prefeitura pode destinar o mesmo espaço para o sepultamento de outras pessoas.