O sistema muscular é o conjunto de músculos do corpo que permite manter a postura, estabilizar e suster o corpo. Os músculos são formados por um conjunto de fibras musculares, as miofibrilas, que são organizadas em feixes e envolvidas por um tecido.
O músculo subescapular também coordena os movimentos das articulações glenoumeral e escapulotorácica. Embora os músculos das costas atuem predominantemente na articulação escapulotorácica, o subescapular garante que os movimentos da escápula (omoplata) sigam os do ombro, em ações tais como alcançar um objeto alto.
O sistema muscular é um fascinante complexo de interligações de vários músculos do corpo humano que, por sua vez, são formados por tecidos que abrigam células e fibras musculares. Para saber detalhes sobre esse sistema, confira nosso artigo.
Trapézio: esse músculo de formato triangular é um dos músculos mais superficiais da região posterior do tronco e do pescoço, sendo dividido em trapézio superior, médio e inferior.
Os três glúteos (pequeno, médio e grande): ficam localizados na região póstero-lateral da articulação coxofemoral. Eles são abdutores da coxa e contribuem para firmar a bacia sobre o fêmur.
Os músculos são formados por um conjunto de fibras musculares, as microfibrilas, que estão organizadas em feixes que estão envoltos por um tecido, sendo controlados pelo sistema nervoso central, que envia e recebe os sinais para garantir as funções.
A partir da superfície costal da escápula (omoplata), as fibras musculares seguem lateralmente, estreitando-se gradualmente em direção a um tendão arredondado que segue em direção ao úmero proximal. A grande bursa subescapular que se comunica com a articulação do ombro separa o tendão subescapular do colo da escápula. O tendão insere-se então no tubérculo menor do úmero e na parte anterior da cápsula articular da articulação glenoumeral. Ao se aproximar do úmero, o tendão é contínuo com o tendão do músculo redondo maior. Na verdade, esses dois músculos compartilham a mesma inervação e as mesmas funções, e são frequentemente considerados uma unidade muscular funcional.
De acordo com a característica de contração, os músculos podem ser classificados em voluntários ou involuntários, enquanto que de acordo com a sua função, podem ser classificados como agonistas, sinergistas ou antagonistas.
Grande palmar: na parte anterior do antebraço, insere-se, em cima, nas vizinhanças da articulação do cotovelo, e, em baixo, por quatro tendões distintos, nos quatro últimos dedos, que se flexiona.
Depois de aprender sobre sistema muscular, confira nossos demais conteúdos falando a respeito da fascinante anatomia do corpo humano.
Costureiro: trata-se de uma longa fita muscular que cruza diagonalmente a face interna da coxa. Esse músculo flexiona a perna sobre a coxa e esta sobre a bacia, ao mesmo tempo que imprime à coxa um movimento de adução e rotação para fora.
Grande dorsal: localizado na parte posterior e inferior do tronco, esse músculo largo, delgado e de forma triangular, quando contraído, leva o braço para trás, para baixo e para dentro.
Solear: esse músculo, serve-se, inferiormente, do mesmo tendão de Aquiles para inserir-se no calcâneo, sendo, como gêmeos, extensor do pé e elevador do corpo (nos momentos em que o pé está sobre o chão).
Adutores da coxa: em número de três de cada lado, esses músculos se estendem da bacia à linha áspera do fêmur, tendo como principal função aproximar uma coxa da outra.
O músculo subescapular forma a maior parte da parede posterior da axila, com sua superfície anterior voltada para o conteúdo axilar. O músculo serrátil (serreado) anterior cobre sua parte superolateral, enquanto os músculos coracobraquial e bíceps (bicípite) braquial se dispõem sobre sua parte inferomedial. Os espaços fasciais entre o subescapular, o músculo serrátil (serreado) anterior e a caixa torácica são preenchidos por tecido conjuntivo frouxo que facilita os movimentos de deslizamento da articulação escapulotorácica. A parte central do músculo é atravessada pelos nervos do plexo braquial e seus ramos, pelo nervo axilar, pela artéria axilar e pela veia axilar.
Juntamente com os restantes músculos do manguito rotador (coifa dos rotadores), o subescapular contribui para realizar uma compressão da concavidade, um mecanismo de estabilização no qual a compressão do úmero contra a concavidade da fossa glenoide impede o seu deslocamento por forças de translação. O subescapular é um importante estabilizador da articulação do ombro quando os músculos deltoide, peitoral maior, bíceps (bicípite) e tríceps (tricípite) braquiais estão ativos. Esses músculos são responsáveis por vários movimentos de elevação do braço (por exemplo, arremessar, puxar um objeto para baixo), durante os quais a força do subescapular impede a luxação superior do ombro. No entanto, durante esses movimentos específicos, o subescapular é também o mais propenso a lesões.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Basicamente nosso corpo é formado por três tipos de músculo. O músculo cardíaco são os músculos que constituem o miocárdio, ou seja, são os músculos que estão no coração. O músculo esquelético são os que participam dos movimentos do nosso corpo e o nome correto é músculo estriado esquelético.
Tipos de músculos O corpo humano é formado por três tipos musculares diferentes: o estriado esquelético, o estriado cardíaco e o não estriado. Os músculos estriados esqueléticos estão normalmente associados ao sistema esquelético e possuem apenas movimentação voluntária, ou seja, sua contração é consciente.
De acordo com o objetivo da pessoa, o instrutor pode indicar uma combinação de grupos musculares por dia, como por exemplo:
Mas, de maneira geral, podemos reconhecer três tipos de músculo no corpo humano: Músculo não estriado (músculo liso); Músculo estriado esquelético; Músculo estriado cardíaco.
Esse tipo de músculo pode ser encontrado nas paredes dos órgãos ocos, como estômago, útero, bexiga, artérias, veias, vasos sanguíneos, etc. As células do músculo liso não apresentam estrias transversais como as vistas nas células musculares estriadas esqueléticas ou cardíacas.
A inervação da musculatura lisa é extremamente complexa. Ela ocorre sob a influência do sistema nervoso visceral e funciona autonomamente ao mesmo tempo. Além disso, ela é regulada por: neurotransmissores -> ex.: norepinefrina, acetilcolina.
Músculo Liso Multiunitário: é composto por fibras musculares separadas e discretas, que se contraem independentemente das outras, alguns exemplos desses músculos são o músculo ciliar do olho, o músculo da íris e o músculo piloeretores que causam a ereção dos pêlos quando estimulados pelo sistema nervoso simpático.