Onde Est O Champinha Hoje?

Onde est o Champinha hoje

Vinte anos atrás, o país acompanhou as buscas do advogado Ari Friedenbach pela filha, Liana, até que o desfecho brutal de seu desaparecimento foi descoberto. Ela e o namorado, Felipe Caffé, tinham sido sequestrados, torturados e assassinados quando acampavam em uma região isolada em Embu-Guaçu, na Grande São Paulo.

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.

As suspeitas de 'rachadinha' contra Janones respingam no Governo Lula?

No mês em que completam 20 anos desde o assassinato dos estudantes Liana Friedenbach e Felipe Caffé, o autor do crime, Roberto Aparecido Alves Cardoso, o Champinha, 36, irá passar a receber atendimento médico e tratamento psicossocial.

"Banditismo existe fora, mas existe também dentro dos quadros do serviço público e nós vamos extirpar esse banditismo. Não é possível isso acontecer sem uma incompetência absoluta ou participação dolosa dos servidores dessa fundação nesta fuga", afirmou Marrey, que afastou o diretor e 20 funcionários da unidade por causa da fuga.

globo news

globo news

Durante a manhã de hoje, Champinha deve ficar no Centro de Triagem da Fundação Casa localizado no Brás. Ele deve ser apresentado nesta manhã pelo Comando Geral da Polícia Militar e por autoridades da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

Em maio de 2007, ele se tornou o primeiro interno da recém-criada UES (Unidade Experimental de Saúde), local altamente vigiado que parece uma prisão —mas não é. Trata-se de um equipamento único no país, destinado a egressos da Fundação Casa que cometeram atos infracionais graves, completaram a maioridade e possuem diagnóstico de transtorno de personalidade antissocial e laudos de alta periculosidade. Mas o atendimento médico é precário e o acesso aos prontuários é difícil até para os advogados.

Como o acusado não foi julgado pelo crime e, portanto, não lhe foi imposta uma execução penal, ele continua internado com base na medida socioeducativa há quase 20 anos. Para o advogado Bruno Borragine, sócio do Bialski Advogados, se trata de um caso único na Justiça brasileira. "É algo similar à prisão perpétua, o que não existe no Brasil", diz.

Últimas notícias

Em trecho da decisão pela internação, a Promotoria apontou "o histórico familiar do interditando, que mostrou dificuldade em se expressar; dificuldade na escola, destacando que foi reprovado cinco vezes na terceira série primária até que desistiu; fez uso de drogas, tem uma avó com problemas psiquiátricos; familiares com antecedentes criminais, aos 15 anos submeteu-se a exame neurológico com eletroencefalograma e usou medicamento com prescrição médica", segundo trecho do processo.

Roberto Aparecido Alves Cardoso, o Champinha, de 20 anos, que foi recapturado na madrugada de hoje, após fugir ontem da Unidade 1 do Complexo Vila Maria da Fundação Casa (ex-Febem), ligou para o irmão e pediu dinheiro para sair de São Paulo. Segundo informações do tenente Marcelo Alves da Silva, da Rota, que participou da recaptura de Champinha, a família do detido colaborou para que ele fosse encontrado.

A medida atende a um acordo entre o governo estadual e a Defensoria Pública firmado na Justiça há dois anos, mas formalizado apenas na última segunda-feira (6), quando a gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) criou um comitê interdisciplinar para a criação de um plano terapêutico singular aos cinco ocupantes da Unidade Experimental de Saúde, onde o acusado está internado desde 2006.

tv globo

tv globo

"A criação da UES era algo totalmente do estado de exceção. Não há sustentação jurídica ou normativa para viabilizar aquele equipamento", diz a psicóloga e professora da PUC-SP Gabriela Gramkow. "Esse equipamento nunca poderia ter nascido. Ele não se sustenta em nenhum princípio de política de saúde mental", resume a pesquisadora.

Com essas informações, dadas pela família de Champinha, a polícia conseguiu detê-lo, ainda na casa da tia de R.. No local, Champinha e R. foram recapturados, por volta das 4h30, e outras quatro pessoas, entre elas a proprietária da casa e um menor de 18 anos, foram detidos para averiguação e encaminhados para o 8º Distrito Policial.

Roberto Aparecido Alves Cardoso, o Champinha, entrou para a história policial como um dos assassinos mais violentos do Brasil.

Na época em que foi encaminhado para a Unidade Experimental de Saúde, Champinha já tinha cumprido o prazo máximo de três anos de medida socioeducativa na Fundação Casa —quando cometeu os assassinatos, ele tinha 16 anos.

A decisão foi apreciada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), que confirmou a interdição em 2019. Procurado, o Tribunal de Justiça de São Paulo disse que o caso está em segredo de Justiça e, por isso, não pode comentar.

Para o defensor Daniel Palotti Secco, autor da ação civil pública que resultou no acordo, nenhum ocupante da unidade teve qualquer acompanhamento psicossocial consistente desde a inauguração. "Todos acabaram ficando encarcerados por anos sem acompanhamento de saúde. É um espaço completamente ilegal e irregular de privação de liberdade de pessoas", diz.

Em alerta, moradores de Maceió protestam: 'Estamos sem dormir para prestar socorro ao outro'

A ideia do governo estadual é transformar a Unidade Experimental de Saúde em equipamento de atendimento a usuários de drogas.

Durante uma coletiva em frente à Unidade 1 do Complexo Vila Maria, da Fundação Casa (antiga Febem), ontem à noite, o secretário estadual de Justiça, Luiz Antonio Marrey, muito irritado, atacou a parte podre de funcionários da Fundação. Em tom exaltado, Marrey afirmou que a fuga do criminoso pode ter contato com a ajuda da segurança da instituição.

Como Champinha morreu?

Em 2003, Champinha e mais quatro homens participaram dos assassinatos dos namorados Felipe e Liana. O casal foi morto na mata de Embu-Guaçu, onde tinha ido acampar. Felipe foi assassinado com um tiro na nuca e Liana virou refém do grupo. ... Depois, foi morta a facadas por Champinha.

Quantos anos tem o Champinha?

Com 34 anos de idade, Roberto Aparecido Alves Cardoso não é um detento comum. Assassino confesso do casal de adolescentes Liana Friedenbach (16) e Felipe Caffé (19), em novembro de 2003, Champinha, que tinha a mesma idade da menina na época do assassinato, ficou na Fundação Casa até completar 21 anos.

O que aconteceu com o Champinha?

Champinha está internado por morte de casal em SP A Justiça de São Paulo aceitou um pedido feito pela Defensoria Pública do Estado para impedir a internação de adolescentes e jovens adultos diagnosticados com deficiência intelectual nas UES (Unidades Experimentais de Saúde).

Qual crime Champinha cometeu?

Aos 16 anos de idade, ele cometeu um dos assassinatos que mais chocaram o país após sequestrar um casal no interior paulista.

Quem é a mãe de Champinha?

Lenise Caffé Lenise Caffé, mãe de Felipe Caffé, jovem que foi assassinado em 2003 junto com a namorada, Liana Friedenbach, pelo menor Champinha, será indenizada em R$ 40 mil pelos produtores da série Investigação Criminal, feita pela Medialand e a A & E Ole Audiovisual. O programa é exibido pelo AXN, e já teve transmissão no SBT.

Onde Liana Friedenbach estudava?

O casal de namorados Liana Friedenbach,16, e Felipe Silva Caffé, 19, ambos alunos do Colégio São Luís (região central de São Paulo), está desaparecido desde sexta-feira, quando foi acampar em um sítio a 25 km de Embu-Guaçu, perto da divisa com Juquitiba (Grande São Paulo).

Quem matou Liana?

Com a aproximação da polícia, "Champinha" decidiu matar Liana, apesar de ter dito aos amigos que levaria a garota até a rodoviária. Liana foi assassinada a facadas no dia 5 de novembro em uma área de mata fechada durante a madrugada.

Como foi encontrado o corpo de Liana Friedenbach?

Os dois corpos foram achados anteontem na divisa de Embu-Guaçu e de Juquitiba. O de Liana estava próximo a um córrego, em um local de difícil acesso, a 2 km do de Felipe. O dele, localizado quase 12 horas antes, por volta de meio-dia, estava a 4 km do ponto em que foi encontrada a barraca.

Como foi a infância de Champinha?

Champinha passou a adolescência na zona rural de Embu-Guaçu, na grande São Paulo. Era de pouca conversa e arrumava brigas com frequência. Quarto filho de uma família de cinco irmãos, Champinha ficou em uma escola da região até os 14 anos. Hoje, ela está desativada.

Onde morava Liana Friedenbach?

Liana Bei Friedenbach, nasceu em São Paulo no dia 6 de maio de 1987, pertencia a uma família de classe média alta. Faleceu em 5 de novembro de 2003, em Juquitiba, aos 16 anos, vítima de um assassinato.

Em que ano aconteceu o crime do Champinha?

Champinha ficou conhecido nacionalmente por ter participado do brutal assassinato do casal de namorados Felipe Silva Caffé, 19, e da Liana Bei Friedenbach, 16, em novembro de 2003, no município de Embu-Guaçu, na região Metropolitana de São Paulo.

Onde Champinha matou o casal?

O crime. Os estudantes Liana Friedenbach, 16 anos, e Felipe Silva Caffé, 19, foram rendidos pelos criminosos enquanto acampavam em um sítio abandonado no município de Embu-Guaçu, na Grande São Paulo.

Onde o Champinha matou o casal?

O crime. Os estudantes Liana Friedenbach, 16 anos, e Felipe Silva Caffé, 19, foram rendidos pelos criminosos enquanto acampavam em um sítio abandonado no município de Embu-Guaçu, na Grande São Paulo.