Vulnerabilidade é a característica de quem ou do que é vulnerável, ou seja, frágil, delicado e fraco. A vulnerabilidade é uma particularidade que indica um estado de fraqueza, que pode se referir tanto ao comportamento das pessoas, como objetos, situações, ideias e etc.
A insegurança biológica significa vulnerabilidade. Contudo, uma análise da vulnerabilidade no nível existencial e social exige especificações. A expressão “fragilização” é uma metáfora tomada da física e da metalurgia( e. Conduz a uma perda da segurança do material.
O termo vulnerabilidade é comumente empregado para designar suscetibilidades das pessoas a problemas e danos de saúde. Os descritores utilizados pela Bireme apresentam vulnerabilidade como o grau de suscetibilidade ou de risco a que está exposta uma população em sofrer danos por desastres naturais.
Comunicação Nas comunicações, as vulnerabilidades incluem todos os pontos fracos que abrangem o tráfego das informações, por qualquer meio (cabo, satélite, fibra óptica, ondas de rádio, telefone, internet, fax, etc.).
A Gestão de Vulnerabilidades é uma abordagem pró ativa para gerenciar a segurança de rede buscando mitigar os riscos de falhas e exploits em códigos ou arquiteturas que possam comprometer endpoints ou ativos de rede.
Vamos então conhecer mais sobre cada um deles e ver alguns exemplos de riscos de segurança da informação que uma empresa corre.
As ameaças intencionais são provocadas por invasões, fraudes e roubo de informações. As ameaças involuntárias são causadas por erros de desconhecimento no uso do ativo, onde aparecem erros inconscientes de funcionários que não foram devidamente treinados, infecções por vírus ou até mesmo os acessos indevidos.
As sete principais ameaças virtuais que merecem atenção
Confira 5 grandes perigos que a internet pode trazer aos seus usuários e como se prevenir deles:
As vulnerabilidades são falhas de segurança na infraestrutura que permitem que os ataques sejam bem-sucedidos, enquanto as ameaças correspondem à origem ou à intenção de executar um ataque.
O que ela faz é manter a confidencialidade, autenticidade, disponibilidade e integridade de informações sensíveis para a organização. Ou seja, a Segurança da Informação impede que os dados e informações caiam nas mãos de pessoas não autorizadas a ter acesso a dados, informações ou sistemas da organização.
Segurança da informação é a prática que mantém os dados sensíveis em sigilo, a defesa do que não é público. Milhões de bits e bytes de informação circulam na internet diariamente.
Principais Tipos de Segurança da Informação A segurança física leva em consideração ameaças como desabamentos, relâmpagos, incêndios, acesso indevido de terceiros, entre outros. Enquanto a segurança lógica preocupa-se com condições como vírus, acessos remotos, backups desatualizados, etc.
É uma área da informática onde destina-se a manter os dados dos usuários seguros, e impedir que possíveis hackers consigam roubar os dados, esta área é destinada a fazer com que uma estrutura toda fique segura.