Órgãos do corpo humano, como o coração, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, fígado, cérebro, medula espinhal, rins, bexiga, pulmões e gônadas, são responsáveis pelo bom funcionamento do corpo.
Quando o excesso de gases é acompanhado por outros sintomas, como diarreia, vômitos, perda de peso e presença de sangue ou gordura nas fezes, é importante consultar um gastroenterologista para que seja feita uma avaliação e seja identificada a causa dos gases.
A dor causada por gases pode surgir na parte do meio ou debaixo da barriga. No entanto, essa dor tende a diminuir durante a eliminação dos gases, seja através da liberação intestinal ou na forma de arrotos.
Quando se come muito rápido, devido ao estresse ou a ansiedade, por exemplo, pode haver a entrada de ar no organismo, o que provoca a formação de gases, sendo chamada esta condição de meteorismo intestinal, o que pode ser bastante desconfortável e causar inchaço e dor abdominal. Veja como identificar o meteorismo intestinal.
O uso de antiácidos e de antibióticos podem alterar a flora intestinal e, assim, o processo de fermentação dos microrganismos, o que poderia aumentar a produção de gases intestinais.
Sintomas de problemas no útero: alguns sintomas de problemas no útero são sangramento vaginal fora do período menstrual, menstruação prolongada ou intensa, ciclos menstruais muito curtos e dificuldade para engravidar.
Enquanto nas mulheres as gônadas são ovários, que são dois e se localizam um de cada lado do útero na pelve, nos homens, as gônadas correspondem aos testículos, que também são dois e ficam na bolsa escrotal.
Sintomas de problemas no coração: problemas no coração podem causar sintomas como alterações dos batimentos cardíacos, dor no peito que tende a piorar aos esforços e se espalhar pelo braço, ombro ou pescoço do lado esquerdo e inchaço nas pernas. Conheça mais sintomas de problemas do coração.
O uso de remédios para prisão de ventre pode ser indicado pelo gastroenterologista quando a mudança de hábitos não é suficiente para estimular a melhora do trânsito intestinal. Dessa forma, o uso de remédios como Lacto purga, Naturetti ou Almeida Prado 46, por exemplo, pode ser indicado para aumentar o volume do bolo fecal e os movimentos intestinais, facilitando a saída das fezes. Veja mais sobre os remédios para prisão de ventre.
Pelo fato das evacuações serem difíceis e, muitas vezes, dolorosas, é comum que pessoas que possuem prisão de ventre prolongada também apresentem fissuras anais ou hemorroidas. Saiba mais sobre a prisão de ventre.
Cada órgão possui função específica, podendo participar na digestão de alimentos, absorção de nutrientes, eliminação de substâncias tóxicas, reprodução e controle e coordenação dos movimentos.
A prisão de ventre também pode causar aumento dos gases intestinais, pois como as fezes permanecem mais tempo no intestino, favorecem o aumento da fermentação e dificultam a saída dos gases, causando dor e desconforto abdominal.
O intestino delgado é um órgão do abdome dividido em três partes, o duodeno, jejuno e íleo, que recebe os alimentos parcialmente digeridos no estômago, a bile liberada pela vesícula biliar e o suco pancreático para continuar a digestão.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Sintomas de problemas no estômago: queimação no abdome, sensação de barriga cheia ou saciedade rápida, mesmo após pequenas refeições, e arrotos frequentes, o que pode indicar problemas no estômago, como azia, úlcera gástrica e gastrite. Saiba o que pode ser a dor no estômago.
O que fazer: Nesse caso, é importante consultar o médico para saber se é possível fazer a troca do medicamento ou interromper o seu uso caso os gases estejam causando muito desconforto, além de ser feita uma avaliação da possibilidade do uso de remédios para aliviar o desconforto causado pelos gases.